"Eu precisava conhecer de perto essa experiência extraordinária desses jovens que nos emociona e, com certeza, vão fazer história na cidade e na região com a construção da primeira orquestra sinfônica do interior"
O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, esteve na tarde desta quinta-feira (27), no bairro Cidade Nova, em Feira de Santana para visitar os ensaios do NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. A finalidade da visita foi ouvir as experiências, coletar informações e conhecer as demandas e dificuldades do grupo de 21 jovens de diversos bairros de Feira de Santana, que através da prática coletiva da música, adquirem ferramentas necessárias para o pleno desenvolvimento de suas capacidades.
O deputado Zé Neto foi conferir os ensaios porque acredita que é importante conhecer os êxitos do grupo, bem como as dificuldades. “Eu precisava conhecer de perto essa experiência extraordinária desses jovens que nos emociona e, com certeza, vão fazer história na cidade e na região com a construção da primeira orquestra sinfônica do interior. Hoje pude ver perto as situações exitosas e conhecer também as dificuldades que esses jovens enfrentam. Estaremos ainda mais próximos desse grupo que já faz a diferença na cultura, na musicalidade e na beleza que Feira de Santana tanto precisava”, concluiu.
Em Feira de Santana, o projeto é desenvolvido em parceria com o Instituto Antonio Gasparini (IAG), e coordenado pelo professor Eduardo Brito. Em março deste ano, Zé Neto intermediou o encontro entre o secretário estadual do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Cézar Lisboa, e representantes do Instituto Antonio Gasparini (IAG) com o objetivo de implantar NEOJIBA no município de Feira de Santana.
O NEOJIBA foi criado em 2007 pelo Governo do Estado e tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade. Além da prática orquestral, os integrantes do NEOJIBA estão sendo preparados para realizar a iniciação musical de crianças e adolescentes do bairro George Américo, numa ação do Pacto pela Vida.