No acumulado dos nove primeiros meses de 2014, a Bahia apresentou saldo de 39.469 novos postos, se mantendo na liderança de geração de empregos no Nordeste - em setembro último foram contabilizados 3.163 novos empregos com carteira assinada. As informações são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) sistematizadas pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), vinculada à Secretaria do Planejamento (Seplan).
O setor com maior saldo foi o da construção civil (1.840), seguido pelo comércio e serviços. No acumulado dos nove primeiros meses do ano, o saldo registrado em setembro ficou em patamar inferior ao contabilizado em igual período do ano anterior ( 6.203 postos) e ao do mês de agosto último ( 5.071 postos).
Na análise regional, a Bahia ocupou a sétima posição no saldo de postos de trabalho entre os estados do Nordeste (( 3.163) e a 13ª posição no Brasil. Na região nordestina, oito estados apresentaram saldos positivos. O estado da região que gerou o maior saldo foi Pernambuco, seguido por Alagoas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Maranhão, Paraíba. O único com saldo negativo no mês foi Piauí (-401 postos).
Na Bahia, o setor que ficou em quarto lugar em desempenho foi o de serviços industriais de utilidade pública. Os setores que registraram saldos negativos foram agropecuária, indústria de transformação, administração pública e extrativa mineral.
No acumulado dos nove primeiros meses de 2014, dos oito setores de atividade, seis registraram saldos positivos. O segmento com maior saldo acumulado foi serviços ( 24.451 postos), seguido pela agropecuária ( 8.460 postos), indústria de transformação ( 3.947 postos), comércio ( 1.713 postos), administração pública ( 829 postos) e construção civil ( 554 postos). Entre os setores que apresentaram saldos negativos, no acumulado do ano, estão extrativa mineral e serviços industriais de utilidade pública.
Capital, RMS e interior
Analisando os dados referentes aos saldos de empregos distribuídos entre Região Metropolitana de Salvador (RMS) e interior, a pesquisa constatou que em setembro o resultado do emprego foi positivo, com a criação, no interior, de 812 novos postos de trabalho, e de 2.351 na RMS.
Quanto ao saldo acumulado, a participação do interior foi quase três vezes maior em geração de novos postos de trabalho (28.604) que a verificada na RMS (10.865). Entre os municípios com mais de 30 mil habitantes, Salvador, Camaçari e Feira de Santana se destacaram na criação de novas oportunidades de trabalho formal na Bahia. Em Salvador foram gerados 3.719 novos postos de trabalho, Camaçari (783) e Feira (673).
Fonte: Secom/BA