O Mandato da Luta acompanhou na manhã desta segunda-feira (10), a manifestação realizada pelos artesãos do Centro de abastecimento de Feira de Santana. Os trabalhadores protestaram contra o projeto que visa retirá-los do local e realocá-los para a Rua Olimpo Vital. Segundo os manifestantes, eles não foram consultados e não houve discussão com os artesãos do centro sobre o projeto de construção do shopping popular.
A reivindicação é pela manutenção do artesanato no mesmo local, pela revitalização do centro de abastecimento e sua transformação em autarquia, para garantir o pleno desenvolvimento e democratização, a partir de um processo em que os administradores do centro sejam escolhidos pelos próprios trabalhadores. De acordo com os manifestantes o projeto de construção do shopping com a retirada dos artesãos do local sem o diálogo com os trabalhadores desrespeitam a tradição do artesanato e as famílias que tiram o seu sustento dele.
A manifestação que saiu do centro de abastecimento percorreu o centro da cidade, passando em frente à prefeitura e culminou na câmara de vereadores. Durante a sessão da câmara municipal foi dado voz aos manifestantes, a artesã Lícia Maria, representando o grupo, apresentou as demandas e defendeu o modelo de solução proposta pelos trabalhadores. Em reposta, o presidente da Câmara propôs uma reunião para essa terça-feira (11). O encontro deve ocorrer às 15h na câmara municipal entre os artesãos e os secretários municipais de Planejamento e Turismo.