Na manhã desta quinta-feira (13), o Mandato da Luta participou de uma reunião com Gilberto Barros, gerente regional da Caixa Econômica Federal, para tratar de assuntos relacionados à habitação. A finalidade do encontro foi discutir questões referentes à quitação de imóveis de conjunto populares de Feira de Santana. O foco principal da discussão de hoje foram os conjuntos da Chácara Mangabeira e do Feira IX, pelo fato de serem situações que carecem uma maior atenção.
Essa luta vem de longa data e o deputado estadual Zé Neto (PT) comemorou os resultados têm sido alcançados. “Mais uma vez estamos dando sequência a esse trabalho, que já fazemos há anos, de observância das questões relacionadas aos conjuntos populares de Feira de Santana, ligados a Caixa Econômica. São mais de 25 anos de atuação nessa área e que já tem surtido um efeito muito significativo. Já chegamos a quase 20 mil mutuários inadimplentes na cidade, com a possibilidade de perder seus imóveis. Graças a Deus, hoje, já estamos com menos de mil”, comemorou o deputado.
A reunião determinou que entre os dias 21 e 28 deste mês será definida a situação da Empresa Gestora de Ativos (EMGEA), empresa pública federal, responsável por administrar os contratos do extinto Sistema Financeiro da Habitação e outros contratos habitacionais que se encontram em poder da Caixa Econômica Federal.
Já na próxima semana, o departamento jurídico do Mandato da Luta sentará com a representação da Caixa Econômica para dar continuidade a discussão, onde será analisado caso a caso as situações que detém contratos pela Gerência de Alienação da Caixa Econômica Federal (GILIE). O objetivo é dar sequência às negociações para que a situação possa ser resolvida.