O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19), com os representantes Comunitários de Saúde e de Combate as Endemias, na 1º Audiência Pública que discutiu a Lei do Piso salarial Nacional e um Plano de Carreira, adequado a função dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.
O evento contou com a participação do o ex-secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, o presidente da Associação dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Candeias (AACEC), Josineide Ribeiro, o diretor da atenção básica do estado, Cristiano Soster, a presidente da FEBACS, Edimeia Gonçalves e a presidente da Conacs, Maria Lucia Gutemberg.
Com o apoio de Zé Neto, a categoria luta por melhores condições salariais e perspectivas do ponto de vista profissional, condições de trabalho necessárias para que possam exercer com muito mais intensidade e qualidade, as suas funções. Antes mesmo de entrar na política, Zé Neto advogou para a Associação dos Agentes Comunitários de Saúde de Feira de Santana e da Federação Baiana da categoria, lutando pela regulamentação da profissão e pela garantia de permanência nos programas.
Ao iniciar as atividades da plenária, o deputado Zé Neto fez questão de homenagear os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) da Bahia e do Brasil e destacou, “os agentes deram um grande passo com a Lei do Piso Nacional aprovada pelo Congresso Nacional, bem como, a elaboração do plano de carreira da categoria. Agora precisamos efetivar esses direitos aprimorando informações dos agentes e trocando informações com os governos Estadual e Federal, que buscam formular caminhos em união com o município para garantir o pagamento do piso salarial e adiante, a construção e votação dos planos de carreira”, pontuou o deputado.