O objetivo da visita foi conhecer os programas sociais e as politicas públicas no âmbito da Agricultura Familiar
O mandato do deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, representado pelo chefe de gabinete Tarcísio Branco, participou na manhã desta terça-feira (25) da visita da Delegação da ONU – Organização das Nações Unidas no município de Irará. Os representantes de dois países africanos e um asiático vieram a fim de compreender como os agricultores familiares melhoraram sua qualidade de vida. Na oportunidade, eles puderam conhecer logística da venda da merenda escolar por agricultores familiares do Estado.
A visita contou com as representações dos países africanos Zimbábue e Camarões e do país asiático Laos. A delegação foi recebida na Praça da matriz com apresentações culturais do grupo de Capoeira Jovem Brasil e do Samba de Roda Olaria. Além das apresentações artísticas, a cerimônia de recepção contou com a participação de representantes do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do PMA – Programa Mundial de Alimentação, do PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, da gerente regional da EBDA de Feira de Santana Edilza Reis, do prefeito de Irará Derivaldo Pinto (PT), de secretários municipais, de vereadores, dentre outros.
O prefeito Derivaldo Pinto falou que a visita da delegação faz de Irará uma cidade privilegiada. Isso aumenta a responsabilidade com a educação e com a nutrição. Ele afirmou que o Brasil tem muito a contribuir com o tema para a implantação dos programas nos países visitantes e se colocou a disposição para a troca de experiências.
Daniel Balaban, diretor do PMA no Brasil, afirmou que nosso país é hoje uma referência mundial no combate à fome e à pobreza e que os outros países têm muito a aprender com o Brasil.
A delegação visitou as comunidades rurais de Tapera Melão e Candeal Moura para conhecer a conhecer o processo produtivo e ouvir relatos de agricultores. Em Tapera Melão foi possível conhecer a cultura de mandioca. Os agricultores familiares apresentaram o processo de fabricação da farinha e do beiju. Na oportunidade, os visitantes puderam ainda experimentar outros produtos derivados da mandioca como bolos, tapioca e sucos.
Na oportunidade, os agricultores que pontuaram os apoios de programas do Governo como o Garantia Safra, Semeando, Água para todos e como esses programas contribuíram para o a melhoria da qualidade de vida deles.
Fez ainda parte da programação a visita à uma creche e à Escola Família agrícola.