O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, prestigiou na manhã deste sábado (06), a inauguração da subsede da Sindipetro Bahia em Feira de Santana. A instalação da subsede foi comemorada com um almoço e música ao vivo. O evento contou com a participação do coordenador geral Deyvid Bacelar; de diretores do sindicato, dentre eles Climério Chaves, André Araújo, Antonio Barreiros, Cedro Silva, Henrique Crispim; do professor João Rocha Sobrinho; do ex-vereador e suplente de deputado Angelo Almeida; de associados; e de representantes de movimentos sociais.
O deputado Zé Neto falou da importância sindicato para a luta dos trabalhadores e parabenizou a diretoria pela conquista da nova subsede. “O Sindipetro é uma referência e agora mais ainda. Nesse momento de crise da Petrobrás em que há por trás todos os ingredientes para que ela seja privatizada, vai depender da atenção dos trabalhadores para que isso não aconteça. Porque além da necessidade de se debelar a corrupção dentro da empresa, existe a necessidade de preservá-la no interesse público e com o controle do estado. Parabéns ao Sindipetro por essa conquista, ter uma sede vai permitir ao sindicato continuar tocando a vida dos trabalhadores, agora com mais estrutura” disse.
A subsede foi instalada em um imóvel adquirido após o desmembramento sindical STRQP/Sindipetro. O desmembramento, ocorrido em 2011, era um anseio antigo dos trabalhadores do setor de petróleo que queriam um sindicato apenas para a categoria e não um sindicato do ramo químico e petroquímico, como existia antes.
De acordo com o coordenador geral, Deyvid Bacelar, uma das prioridades da atual gestão era a construção da subsede. Os associados que residem em Feira de Santana terão a partir de agora um espaço acolhedor e um local para resolver as pendências sindicais sem a necessidade de se deslocar para Salvador.
Deyvid sinalizou ainda que o espaço servirá como centro de apoio para movimentos sociais. Atualmente, esse tipo de apoio tem se concretizado por meio do projeto Mova-Brasil que está com a coordenação pedagógica funcionando nas instalações da subsede. O Mova-Brasil é um projeto desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). Trata-se de um projeto de alfabetização de jovens e adultos presente em 38 cidades. Em Feira de Santana são 15 turmas contempladas.
O Sindipetro é formado por trabalhadores da Petrobrás e do setor privado do petróleo. Os associados são petroleiros da ativa bem como aposentados e pensionistas do setor.