10
Dez
Fruto de ampla discussão na Assembleia Legislativa da Bahia e intensa mobilização do deputado e líder do Governo, Zé Neto, as Leis de Organização Básicas (LOBs), da Polícia Militar e do Corpo de bombeiros aprovadas no plenário da Alba no último dia 19/11, foram sancionadas nesta terça-feira, 09/12, pelo governador Jaques Wagner. O texto foi publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.
Após a sanção da LOB da PM, cinco mil policiais militares deverão ser promovidos ainda este ano. A lei também prevê a criação de novas unidades da PM no interior, como o Comando de Policiamento Regional Sudoeste e o Comando de Policiamento da Região da Chapada; dois esquadrões de Polícia Militar Montada, com sedes em Feira de Santana e Itabuna; um esquadrão de motociclistas também em Feira de Santana; e duas companhias independentes de Policiamento de Guardas, sediadas em Feira de Santana e Itabuna. Além disso, serão criados cinco colégios da PM e mais 19 companhias independentes da corporação. Nos próximos anos, cinco mil novos bombeiros também devem incrementar o quadro da corporação.
De acordo com Zé Neto, a sanção das LOBs representa um importante avanço para aprimorar a Segurança Pública no Estado e dão sequência ao amadurecimento da relação entre Governo e Polícia Militar. "Não se trata apenas de mudanças no perfil das carreiras dos servidores, mas é um conjunto de ações de aprimoramento da segurança, que atendem a demandas da sociedade. Não tenho dúvida que Feira dará um salto de qualidade no combate e prevenção à violência", afirmou o deputado.
Para Zé Neto, os novos equipamentos irão qualificar a segurança pública em Feira de Santana e em todo o estado, atendendo à uma demanda importante da sociedade.