Em Sessão Especial proposta pelo deputado Zé Neto (PT), a Assembleia Legislativa homenageou nesta quinta-feira (18), o jornalista e advogado José Andrade de Almeida Castro, com a entrega da Comenda Dois de Julho. A honraria se justifica pelo vasto trabalho de construção e colaboração de Almeida Castro com o desenvolvimento da comunicação na Bahia.
Zé Neto confessou a alegria em entregar um titulo importante para um cidadão com trabalho prestado ao estado da Bahia. “Fico feliz em homenagear este homem de bem, referência no direito e, sobretudo, na comunicação da Bahia, com um vasto trabalho na construção de jornais, programas radio e emissoras de televisão. Este acúmulo é o que proporciona momentos importantes que conferem maturidade para a imprensa baiana”, relatou.
Em seu discurso de agradecimento, Almeida Castro ressaltou a importância do trabalho na vida de qualquer cidadão. “Vale a pena arriscar, tentar, levar a vida com galhardia; sempre respeitando o contraditório, tendo como foco a atenção com o outro. Agradeço ao meu xará José Neto, por ter concedido a mim esta homenagem que me traz esta explosão de emoção”, disse.
Participaram da homenagem a secretária de comunicação do estado, Marlupe Caldas, representando o governador Jaques Wagner; o presidente da Associação Baiana de Rádio e Televisão (Abart), Fernando Henrique; diretor de Relações Internacionais da Federação Nacional dos Advogados, Genaldo Lemos.
Almeida Castro
Atualmente com 92 anos de idade, Almeida Castro mora em São Paulo, mas nasceu em Salvador em 30 de junho de 1922. Na capital baiana, trabalhou nas rádios Sociedade e Excelsior, como programador e locutor-chefe, e nos jornais Diário de Notícias, Estado da Bahia e A Tarde.
Mais alta condecoração do Poder Legislativo, a Comenda Dois de Julho foi instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil.