O velho ditado baiano "quem tem fé vai a pé" foi confirmado mais uma vez nesta quinta-feira (15). E foi desse jeito que uma multidão vinda de todos os cantos da Bahia caminhou os oito quilômetros, da Conceição da Praia à Colina Sagrada para reverenciar o Senhor do Bonfim, em um misto de sagrado e profano.
Marcada pelo sincretismo religioso, milhares de pessoas, entre eles o deputado estadual Zé Neto (PT) acompanhado da sua esposa Naiana Santana, saíram de suas casas vestidas de branco para acompanhar a lavagem do adro e das escadarias da igreja.
"Mais um ano de caminhada do Bonfim, que faço desde os meus 19 anos com a mesma energia. Infelizmente o governador Rui teve um problema de saúde e não pôde vir. Mas nossa militância está aqui reunida para fazer a procissão de fé e reafirmação dos nossos valores", pontuou Zé Neto.
Sem a presença do governador Rui Costa, Zé Neto caminhou ao lado do vice-governador João Leão, do chefe de gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República, Robinson Almeida, dos secretários de Estado Jerônimo Rodrigues (Desenvolvimento Agrário), Nelson Pelegrino (Turismo), Geraldo Reis (Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social), do deputado federal Valmir Assunção, diversas outras autoridades e toda a militância.
A festa começou às 8h00, com a cerimônia na Basílica da Conceição da Praia, quando baianos e turistas cantaram e oraram. Logo depois, às 9h, foi iniciado o cortejo, que seguiu por todas as ruas da Cidade Baixa, até a Igreja do Bonfim.