Esta legislatura (2015 a 2019) traz 22 parlamentares novos, o que representa uma renovação de um terço (30%), pouco abaixo da média nacional
Como prevê a Constituição da Bahia, os deputados eleitos em 5 de outubro e diplomados para a 18ª Legislatura entregaram os diplomas ao presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputado Marcelo Nilo (PDT), na tarde deste domingo, 1° de fevereiro, no plenário da Casa. De caráter formal, rápida e sem discursos, esta primeira sessão preparatória para o recomeço das atividades parlamentares, seguiu o rito com a chamada nominal dos deputados por coligação e de acordo com a classificação obtida nas urnas.
O líder do Governo na Assembleia, deputado Zé Neto encontra-se fora do Estado e justificou sua ausência por meio de sua assessoria jurídica, que protocolou e entregou o diploma à Secretaria Geral da Mesa da Alba. Zé Neto retorna a Bahia na noite de hoje para a cerimônia de posse que ocorre nesta segunda-feira.
Passo indispensável para a posse, a entrega dos diplomas conferidos pelo Tribunal Regional Eleitoral e posterior publicação no Caderno do Legislativo do Diário Oficial marca o início da 18ª legislatura e o fim do mandato dos atuais deputados estaduais.
Esta legislatura (2015 a 2019) traz 22 parlamentares novos, o que representa uma renovação de um terço (30%), pouco abaixo da média nacional.
Juramento e eleição da Mesa Diretora
Nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a partir das 10h ocorrerá a outra sessão preparatória, concluindo assim a posse dos parlamentares que integrarão a nova Legislatura – com o juramento previsto na Constituição Estadual e a declaração de posse. Os trabalhos prosseguirão com a realização da eleição dos integrantes da Mesa Diretora, nove titulares e cinco suplentes.