Para o deputado, o nome de Jerônimo a frente da secretaria, criada na gestão do governador Rui Costa, em janeiro deste ano, é uma demonstração clara de que tivemos a sorte e alegria de ter um técnico com preparação política, para tocar essa importante tarefa de ampliação da agricultura familiar e do desenvolvimento rural
Na manhã desta terça-feira (10), o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado estadual Zé Neto (PT), participou da apresentação das diretrizes e planejamento estratégico para 2015-2018 da Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, criada na gestão do governador Rui Costa, em janeiro deste ano, no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo, em Salvador.
O encontro, contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, além de outros secretários estaduais, deputados, representantes dos movimentos sociais e das comunidades rurais, dirigentes estaduais, e representa uma etapa fundamental para a consolidação de ações relacionadas à inclusão sócio-produtiva e ao agricultor familiar, como a assistência técnica, capacitação e incremento da produção.
Para o deputado Zé Neto, esse evento é um momento marcante na história da Bahia, uma vez que o Governo Rui Costa assume o desafio de construir um mecanismo que construa as políticas públicas de forma mais específica, mais focada na Agricultura Familiar e no Desenvolvimento Rural, com a criação da secretaria. “Esse é, com certeza, um passo a mais no fortalecimento da agricultura do nosso Estado que agora tem duas frentes importantes, que trabalhando juntas vão construir cada dia mais um caminho de desenvolvimento para o nosso Estado no campo da agricultura”, disse.
Zé Neto aproveitou para parabenizar o secretário Jerônimo Rodrigues. “O nome de Jerônimo a frente dessa secretaria, é uma demonstração clara do nosso governador de que nós tivemos a sorte e alegria de ter um técnico com preparação política, para tocar essa importante tarefa de fazer com que esse desafio seja cumprido à risca. Parabéns Jerônimo e estamos juntos nessa batalha”, pontuou.
De acordo com o secretário Jerônimo Rodrigues, o principal desafio da nova secretaria é organizar as políticas públicas para fazê-las chegar a todo estado, em assistência técnica, agroindústria, tudo voltado para a elevação da renda da agricultura familiar. “O primeiro tema é o acesso a terra, através da reforma agrária e da regularização fundiária, além de incentivar a geração de água para produção”, destacou.
Ação – O plano de ação da SDR tem como foco principal transformar a vida dos quatro milhões de baianos que vivem no meio rural. A meta é organizar uma estrutura eficiente para dar continuidade e ampliar as ações, que já vêm sendo desenvolvidas pelo governo em atenção às comunidades rurais da Bahia. Para realizar essa missão, a SDR vai trabalhar em articulação com as secretarias estaduais e com organismos diretamente vinculados, a exemplo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), a Bahiater e a Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).
O chefe de gabinete da SDR, Ivan Fontes, fez uma breve apresentação da estrutura da secretaria e destacou a importância do diálogo permanente com instituições e articulações das políticas públicas para o desenvolvimento rural sustentável. “Essa é a essência da nossa atuação. Só poderemos mudar a vida das pessoas se pudermos articular políticas públicas”, disse.
Lançamento da Revista Bahia Análise e Dados
Na oportunidade, foi lançada pela Diretora da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais - SEI, Eliana Boaventura, a Revista Bahia Análise e Dados. “Hoje estamos lançando essa revista, em uma demonstração clara, de que as pessoas precisam saber da colaboração da SEI para a Agricultura Familiar”
A diretora lembrou que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2014 o Ano Internacional da Agricultura Familiar, resultado do reconhecimento do papel fundamental que esse sistema agropecuário sustentável desempenha para o alcance da segurança alimentar no planeta.