“Em quatro dias de discussão instalamos todas as comissões da Casa, e temos que comemorar esse processo de maturidade”, lembra Líder do Governo
O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), comemorou a instalação das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia. “Nós temos que comemorar, por que graças ao processo de maturidade que vivemos na Casa, onde a Presidência da Assembleia, a Liderança do Governo e da Oposição sentaram à mesa e conversaram com responsabilidade, todos focados em resolver os problemas da Casa e em melhorar o atendimento do poder Legislativo aos baianos”, destacou.
Os deputados se reuniram na sede da Liderança do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), desde a última quinta-feira (05), quando os líderes e vice-líderes da Bancada de Governo definiram, por meio de votação e em consenso com a liderança da Minoria, a composição partidária das comissões temáticas para a 18ª legislatura.
Com 42 deputados, dois terços dos 63 parlamentares da Assembleia, a bancada do Governo ficou com a presidência de sete colegiados, enquanto a oposição composta por 21 deputados ficou com a presidência de três. Cada comissão é composta por cinco integrantes titulares e três suplentes.
Zé Neto lembrou que todos os deputados conseguiram com muito êxito, praticamente em quatro dias de discussão resolver todos os problemas relacionados à instalação das comissões da Casa. “Numa conversa que passou por critério, por disposição política e acima de tudo por uma boa vontade e um bom senso, que nortearam as escolhas de todas as instalações e ocupações de espaços por parte do partido e dos blocos, no tabuleiro político-administrativo da assembléia legislativa”, disse.
Comissões permanentes
A Bancada do Governo ficou com o comando das comissões de Constituição e Justiça; Direitos Humanos e Segurança Pública; Saúde e Saneamento; Finanças e Orçamento; Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia; Agricultura e Política Rural e Direito das Mulheres, presididas respectivamente pelos deputados Joseildo Ramos (PT); Marcelino Galo (PT); Alan Sanches (PMDB); Alex Lima (PTN); Eduardo Sales (PP); Vitor Bonfim (PDT); Fabíola Mansur (PSB).
A oposição ficou com o comando das comissões Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos; Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e Defesa do Consumidor e Relações do Trabalho. Dessas três, duas serão presididas por deputados recém-chegados na Assembleia. Marcell Moraes (PV) presidirá a Comissão de Meio Ambiente, enquanto o deputado Hildécio Meirelles (PMDB), ex-prefeito do município de Cairu, ficará no comando de Infraestrutura. Ex-presidente da Comissão de Saúde, o deputado Pastor José de Arimatéia (PRB) presidirá agora a Comissão de Defesa do Consumidor.
Comissões especiais
Nesta quarta-feira (11), foram definidas as Comissões especiais. São elas: Ferrovia de Integração Oeste-Leste / Fiol; Promoção da Igualdade; Assuntos Territoriais e Emancipação; Desporto, Paradesporto e Lazer; e Desenvolvimento Urbano; com os respectivos deputados como presidentes, Ivana Bastos (PSD); Bira Coroa (PT); Zó (PCdoB); Bobô (PCdoB) e Maria Del Carmen (PT).
Foram criadas também duas subcomissões. A primeira da Autonomia Econômica da Mulher, que faz parte da Comissão Direitos da Mulher, com a coordenação da deputada Neusa Cadore (PT); e a segunda é da Agricultura Familiar, que faz parte da Comissão de Agricultura e Política Rural, com a coordenação do deputado Gika (PT).