Na luta por mais respeito, melhores condições, igualdade, e contra a violência praticada contra as mulheres, aconteceu na manhã desta segunda-feira (9) a Marcha das Mulheres em Feira de Santana. A Marcha, que é uma ação pautada neste mês da mulher para celebrar conquistas e reivindicar direitos das mulheres na sociedade reuniu trabalhadoras e trabalhadores do campo, entidades e movimentos sociais diversos que juntos bradaram gritos de ordem e clamaram por igualdade entre homens e mulheres.
Para a diretora da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Feira de Santana (Fetraf-Ba), Elisângela Araújo, a Marcha das mulheres é uma forma de luta contra todos os tipos de violência contra a mulher: “Durante todo o mês estaremos realizado atos contra todas as formas de violência contra a mulher, por um novo modelo de desenvolvimento que leve em conta a sustentabilidade, a questão da produção de alimentos e a saúde da mulher.”, declarou.
Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Zé Grande, “a movimentação de foi sensacional. As mulheres têm sofrido bastante com a violência, com os casos da saúde da mulher. E hoje, além dos atos que realizamos, estamos entregando na prefeitura um documento com nossas reivindicações.”.
A Marcha começou nas proximidades do Centro de Abastecimento e terminou no encontro com a Caminhada do MST em frente à prefeitura.
Encontro com MTST
No final da Marcha das Mulheres, em frente à prefeitura de Feira, um encontro que ficará na história dos movimentos sociais da cidade aconteceu: A Marcha das Mulheres e Marcha do MST se encontraram no centro da cidade onde realizaram um grande ato. O líder do governo na Assembleia legislativa da Bahia, deputado estadual Zé Neto, o deputado federal Valmir Assunção e lideranças políticas da região, participaram do ato que mobilizou centenas de pessoas. O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra iniciou hoje uma caminhada que saiu de Feira de Santana e só terminará em Salvador onde um novo ato será realizado. O movimento, que já é tradicional, luta pela reforma agrária no país.