A Associação Baiana de Avicultura-ABA e o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado a Bahia - SINCAR, com o intermédio do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), apresentaram as demandas da categoria ao Secretário da Fazenda Manoel Vitório em reunião nesta terça-feira (24).
Zé Neto afirmou que há uma grande preocupação com a cadeia do frango e da carne. “Essas cadeias enfrentam uma concorrência desleal das grandes empresas que tem seus núcleos no Brasil e evidentemente também na Bahia. As cadeias produtivas de frango e carne são responsáveis por um processo que integra desde o pequeno criador, que evidentemente vai desaguar suas produções na indústria, até aqueles que compõem a cadeia industrial ou a de revenda e distribuição”, disse.
O deputado destacou a necessidade de proteção do equilíbrio da economia do estado e do produtor regional baiano. “O produtor precisa ter onde desaguar a sua produção, e se não houver tanto um controle mais rigoroso de fronteira, como também uma política fiscal adequada e que proteja mais esse mercado interno, nós estaremos dando margem a um desenvolvimento da cadeia que prejudica aqueles que aqui produzem a economia genuinamente baiana”, pontuou.
Uma reunião técnica será marcada posteriormente, para tratar as demandas logísticas, fiscais, estruturais do ponto de vista da revenda, otimização e viabilização de compras do Estado dentro do setor produtivo baiano.
O parlamentar se colocou a disposição para a interlocução entre a categoria e Governo. “Vamos continuar conversando com os dois setores, eu que sempre tive uma ligação histórica com os produtores de frango e carne, tanto da indústria como da agricultura familiar e do médio produtor, para que a gente sempre encontre eixos que possam atender aos interesses do Estado na parte da arrecadação, e aos interesses dos produtores que é desenvolver a cadeia gerando emprego e renda. Hoje tivemos uma conversa muito salutar, e eu agradeço mais uma vez ao bom senso, a boa vontade e a serenidade do secretário, e espero que possamos agora, com grupos técnicos formados encontrar soluções que atendam os produtores de frango e carne do nosso estado”, disse.
Participaram da reunião o quadro técnico da secretaria da Fazenda, o Superintendente José Luis e Fred da diretoria de planejamento e fiscalização, além do Presidente da Associação Baiana de Avicultura-ABA, Darío Mascarenhas, o Presidente do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do Estado a Bahia – SINCAR, Júlio Cesar Farias e representantes da categoria.