A Procissão do Fogaréu aconteceu na noite desta quinta-feira (02), levando centenas de católicos às ruas do centro de Feira de Santana. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT), participou do cortejo, que é uma tradição há mais de 150 anos.
“Sempre participei e sempre venerei, não só a Procissão, mas o princípio cristão e a presença do Senhor, tanto na minha vida como na vida da minha família. Hoje mais uma vez, reafirmo estas convicções e esse profundo sentimento cristão, renovador de fé que me alimenta e ilumina minha jornada”, disse Zé Neto.
O deputado participa desta procissão desde os nove anos de idade, seguindo uma tradição da família. Ele foi pela primeira vez ao cortejo na companhia de dona Iaiá, seu Pascoal e amigos, a partir dali não deixou mais de participar.
A procissão simboliza a noite anterior ao calvário de Cristo – onde os soldados procuravam pelo Messias para rendê-lo – e teve início na Capela de Nossa Senhora da Misericórdia, no Hospital Dom Pedro de Alcântara, em direção à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Santana, passando pelas principais avenidas Maria Quitéria, Getúlio Vargas e Senhor dos Passos. Ao longo do percurso, foram feitas duas paradas, uma na Igreja do Senhor dos Passos e outra na Igreja dos Remédios, onde os fiéis ajoelharam-se e dedicaram orações aos respectivos padroeiros.