O deputado estadual Zé Neto (PT), líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia participou neste sábado (09) das comemorações dos 30 anos de emancipação político-administrativa do município de Jussari. A sessão solene realizada na Câmara Municipal contou com a participação do prefeito Valnio Muniz, da vice-prefeita Mary Marques, do secretário de Relações Institucionais Josias Gomes, do deputado federal Davidson Magalhães, de vereadores, de secretários municipais, cidadãos jussarienses e autoridades de cidades circunvizinhas.
Zé Neto parabenizou a cidade e enfatizou que na passagem do aniversário a população tem motivos para comemorar. “A cidade tem alcançado diversas conquistas. Hoje jovens jussarienses podem fazer faculdade, estudar fora com o apoio do município, podemos chegar em Jussari através de uma estrada digna. Sistema de abastecimento de água, aquisição de ambulância e máquinas, tudo isso são investimentos que têm uma dimensão e importância para a população,” afirmou.
Na oportunidade, o deputado reafirmou o compromisso de continuar buscando melhorias para o município junto aos governos estadual e federal. “Quero reafirmar o nosso compromisso e o compromisso do nosso governador Rui Costa com o município de Jussari. O secretário Josias Gomes tem sido um grande companheiro nessa luta e nós vamos abraçar os sonhos dos moradores desta cidade. Valnio, conte conosco, conte com o governador Rui e com a presidenta Dilma para buscar mais vitórias para o povo jussariense”, concluiu.
O prefeito Valnio Muniz falou da satisfação em comemorar os 30 anos de emancipação e agradeceu a presença do deputado Zé Neto. “O momento é de festa e de satisfação. Queremos o progresso, o desenvolvimento e condições dignas para o nosso povo. O governo estadual e federal tem reconhecido a importância do que é Jussari para a nossa região. Estamos vivendo um momento feliz, em que temos o reconhecimento dos nossos pares. Agradecemos a presença do deputado Zé Neto, pois a sua vinda para comemorar conosco é a prova de sua presteza pelo nosso município e pela nossa população”, disse.
O dia foi marcado por solenidades como a entrega de certificados para os dispensados do serviço militar; uma missa em ação de graças, celebrada pelo padre Edvaldo Martins na igreja Senhor do Bonfim; sessão solene na Camara Municipal, com entrega de títulos de cidadãos jussarienses para pessoas ilustres que se destacam no município, mas que não são naturais do mesmo; e inauguração de obras, como o calçamento da Rua D. Pedro I.
Histórico
A cidade de Jussari nasceu da localidade de Arraial Pina, um dos distritos mais promissores de Itabuna. Após plebiscito legalizado em 1985, por força de Lei Estadual de 09/05/1985, o território desmembrado de Itabuna conseguiu sua emancipação. A sede foi elevada à categoria de cidade quando da criação do município.