Z NETO INTERMEDEIA REUNIO ENTRE DNIT E SETOR PRODUTIVO DE FEIRA DE SANTANA, EM BRASLIA

Para discutir a duplicação do contorno Norte, que liga o Cajueiro até o bairro Cidade Nova, e o projeto de ligação da BR 116 Sul ao Norte, trecho que conecta a Pousada da Feira ao mesmo bairro, que já está com projeto executivo em andamento, o deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, e o Setor Produtivo de Feira de Santana – empresários e representantes de organizações ligadas ao Comércio e Indústria, foram recebidos por representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura - DNIT. Ficou agendado para próximo dia 17, a partir das 9h, uma inspeção in loco (Contorno Noroeste – BR 116 Sul ao Norte) para apresentação e avaliação do projeto. A obra e projeto estão orçados em 297 milhões e o consórcio responsável é oTerrabrás/Amorim Barreto/Basitec.

O diretor de planejamento e pesquisa do DNIT Adailton Cardoso explicou aos presentes que seis lotes no trecho de divisa Pernambuco/Bahia estão sofrendo intervenção do Estado, e que dois destes passam por Feira de Santana, respectivamente o 5 e 6. Segundo ele, os contratos foram feitos em modalidade de RDC integrado, no qual a empresa tem que desenvolver o projeto básico e executivo e posteriormente executar a obra, e nesse momento, está sendo feita a análise de todos os projetos, inclusive, está dentro do cronograma estipulado.

Para Zé Neto, o trecho 6 é um grande gargalo na cidade, pois liga Feira à cidade de Serrinha, e a duplicação é importantíssima para a cidade e toda região. A ida ao DNIT, solicitada pelo Setor Produtivo da cidade, representando a comunidade feirense, e feita com a interlocução da Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio do ministro Miguel Rosseto e o chefe de Gabinete Robinson Almeida, representa a preocupação com o crescimento da cidade e viabilidade de transporte e deslocamento. “Esse trecho representa um dos grandes gargalos da cidade e precisa de uma atenção especial, e o município, representando aqui pelo setor produtivo, tem sido ouvido para que as coisas aconteçam de forma organizada e harmônica. Com a análise do projeto executivo já em andamento, estamos cientes de que a obra seguirá em andamento”.

O deputado ainda destacou a necessidade do diálogo entre as partes interessadas, inclusive na audição por adequamentos e solicitações, como foi feito, por exemplo, na Avenida Nóide Cerqueira. “Nós já temos a experiência de como as contribuições vindas dos setores organizados e da população são importantes nas obras da cidade. Que a gente possa repetir a mesma dose nesse projeto”, concluiu.

VISITA IN LOCO E APRESENTAÇÃO VISUAL DO PROJETO

O deputado estadual intermediou entre os presentes uma visita à Feira de Santana para percorrer o trecho a sofrer intervenção, na qual o superintendente regional do DNIT Amauri Lima e representantes do Município também serão convidados. Será realizada no dia 17 de junho, a partir das 9h. Depois da visita in loco, na qual observações dos presentes serão ouvidas e possíveis adequações possam ser integradas ao projeto, desde que dentro do orçamento esperado, a comitiva seguirá para apresentação visual do projeto.

Segundo o diretor executivo do DNIT Gustavo Adolfo Andrade “o projeto executivo deverá ser finalizado ainda esse ano e assim que nós tivermos uma conclusão, faremos a licitação para a contratação das obras. Após a conclusão, nós já poderemos a partir do próximo ano iniciar essa duplicação. Está previsto fazer o contorno e adequação de capacidade e melhoria das rodovias, alargamento da plataforma da BR na qual ela tem na sua extensão um estreitamento, pois os padrões de quando foi construída são diferentes dos necessários hoje. Colocaremos a população de Feira e da Bahia a par de quando nós deveremos iniciar as obras”, pontuou, destacando o aguardo pela liberação de recursos.

PRESENTES

Estiveram presentes, o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luis Henrique Mêrces; o representante do Presidente da Associação Comercial de Feira de Santana (ACEFS), Mauro Ricardo de Freiras; o Presidente do Centro das Indústrias de Feira de Santana (CIFS), André Régis; o Presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, José Carlos Moraes; representando o Simagran (Sindicato de Indústrias de Mármores e Granitos do Estado) e a Federação da Indústrias da Bahia (Fieb) Marcos Regis Andrade; Daniel Neto e Ricardo Marques, representando o Sindicato da Industria da Construção Civil (Sinduscon).

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323