O governador Rui Costa foi representado pelos secretários estaduais Bruno Dauster e Jorge Portugal nas atividades oficiais do governo
Cachoeira, cidade heróica. Nesta quinta-feira (25), a capital da Bahia se transfere simbolicamente para a cidade do recôncavo baiano, como já acontece há oito anos, respeitando a Lei 10.695/07 e fazendo uma homenagem à cidade que participou ativamente na independência da Bahia. Os secretários estaduais Bruno Dauster (Casa Civil) e Jorge Portugal (Cultura) representaram o governador do Estado Rui Costa, e ao lado de demais secretários, deputados, representantes municipais e comunidade cachoeirana, comemoraram a data magna. O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa também participou mais um ano do ato oficial.
A solenidade deu-se início com o hasteamento das bandeiras em frente à Câmara de Vereadores, seguido do ato religioso “Te Deum” celebrado pelo arcebispo auxiliar Dom Gilson Andrade da Silva na Igreja da Matriz, no centro da cidade. Após, os presentes se deslocaram até a Câmara de Vereadores para sessão de homenagem aos heróis da independência. O desfile cívico marcou o fim do ato oficial que inicia as comemorações pela Independência da Bahia.
Para Zé Neto, a data faz uma valorização àqueles que participaram ativamente das lutas pela independência e parabenizou a autoria do decreto que regulamenta a transferência de capital. “O 25 de Junho é uma data marcante para a Bahia e Brasil no tocante as lutas pela independência de nossa gente. São oito anos que a história se repete e vejo como positivo essa valoração não só da cidade, mas fundamentalmente do marco na história de luta e resistência do povo cachoeirano e baiano. A liberdade gritada aqui, na praça da Aclamação, culmina posteriormente na liberdade do povo brasileiro. Parabenizo a senadora Lídice da Mata, autora da lei, o prefeito Carlos Pereira e o secretário municipal de Cultura Zé Luiz por colaborarem nessa importante atividade que reverencia a história do recôncavo”, destacou o Líder do governo.
O governador Rui Costa não compareceu à cidade de Cachoeira, como estava programado, em razão do nascimento da filha Malu, que ocorreu à 1h49 de hoje.