Depois de muitos anos sem ser comemorado em Feira de Santana, o distrito de Maria Quitéria, conhecido como São José, resgatou hoje a tradição da grande festa cívica e cultural da Independência da Bahia. O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), comemorou essa importante data, ao lado dos companheiros do Mandato da Luta e da população do distrito feirense.
O desfile aconteceu na praça principal e reuniu autoridades, pavilhões de escolas estaduais e municipais, cavalaria da Polícia Militar e Exército, entre outros. A programação dos festejos contou com a celebração de uma missa na Paróquia São José das Itapororocas, presidida pelo Arcebispo Dom Itamar Vian, seguida do desfile cívico militar e de manifestações culturais, como capoeira, samba de roda, exposição de livretos e cordéis, dentre outras atividades.
Segundo Liacélia, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana, "é com muita alegria que fazemos essa festa em homenagem a nossa heroína Maria Quitéria. Uma festa que foi realizada com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos. Que ano que vem possamos estar mais uma vez aqui comemorando o 2 de Julho!".
Zé Neto aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores do evento pelo esforço em preservar a cultura baiana. "Parabenizo a Leon Vanderley e a todo o grupo que organizou essa importante retomada da valorização e participação de Feira de Santana nas comemorações do 2 de Julho. Parabenizo também todo o município de Maria Quitéria que homenageia essa feirense que foi um baluarte nas lutas pela liberdade, independência e justiça em nosso estado e no Brasil. Esse resgate sempre terá o nosso apoio e a nossa presença, pois muito representa a composição real de nossa identidade", pontuou o deputado.
O nome do distrito é em homenagem à destemida Maria Quitéria, feirense nascida no sítio do Licurizeiro, propriedade no Arraial de São José das Itapororocas, na comarca de Nossa Senhora do Rosário do Porto de Cachoeira, atual município de Feira de Santana, que participou ativamente das lutas pela Independência do nosso Estado.