Orquestra Neojib de Feira vai atender 80 crianas do George Amrico em iniciao musical

O fim da tarde de ontem (8) foi abrilhantado pelas apresentações dos concertos da Orquestra Juvenil de Feira de Santana e do Quarteto de Cordas Carybé, no anúncio do início das aulas de musicalização para cerca de 80 alunos de escolas públicas estaduais do bairro do George Américo. As apresentações, que aconteceram na Igreja Shalom Adonai, integram uma parceria da Base Comunitária de Segurança (BCS) do George Américo, com o Programa Pacto Pela Vida do Governo do Estado, com o Núcleo de Prática Orquestral (NPO) e Coral do Neojibá e com o Instituto Antônio Gasparini. 

O deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) presenciou o anúncio e, após conversar com os jovens, reforçou a importância da ação. “Tem coisas na política que nos realizam e a orquestra Neojibá em Feira de Santana é um sonho que com certeza ajudará as pessoas a realizar sonhos. A vinda da Neojibá serve como um bálsamo para nos trazer esperança de dias melhores, de mais cidadania, de mais espiritualidade, de mais musicalidade e mais felicidade para essas famílias. Esses meninos são luzes que rapidamente se distribuem pela cidade”, disse.

O projeto é resultado da capacitação de seis bolsistas do NPO que serão monitores dos 80 alunos do George Américo. As aulas estão previstas para começar em agosto, com duração de um ano. De acordo com Eduardo, diretor do Instituto Antônio Gasparini, a perspectiva é que outros bairros de Feira de Santana também tenham acesso ao projeto. “Nós estamos aguardando a resposta de alguns outros projetos que nós temos na Secretaria de Cultura e editais que estão abrindo para arrecadar recursos. A nossa ideia em começar por aqui é que ele se multiplique e vá para outros bairros da cidade”.

Na ocasião, Zé Neto agradeceu a todos os envolvidos no projeto. “O próprio governador Rui Costa já declarou o seu carinho pela Neojibá e o secretário de Justiça Geraldo Reis também. Agradeço ao capitão Ermílio Lima, da Base Comunitária de Segurança, ao Instituto Antônio Gasparini, a quem eu quero abraçar em nome do professor Eduardo, e ao Governo do Estado por essa importante iniciativa em nossa cidade. Sem esquecer, claro, dessa meninada que já está tocando e levando aos nossos ouvidos um som de um novo tempo”, finalizou o deputado.



Seleção dos alunos

Para selecionar os alunos, a Base Comunitária de Segurança do George Américo realizou um mapeamento e recebeu a inscrição de mais de 200 crianças interessadas no projeto. “A gente só vai poder atender 80, que tem 8 e 9 anos, mas posteriormente podemos abrir mais vagas, já que essas aulas são muito importantes para essas crianças pela questão, tanto social quanto de convívio, porque você passa a trabalhar em conjunto, em harmonia, e a orquestra traz uma certa disciplina também”, disse o coordenador do NPO e integrante do Neojibá, Gilearde Teixeira.

Compartilhe

Comente

Fale com a gente!

Conheça os canais do comunicação

Sugestão de Pauta

Envie sua sugestão para nossa assessoria

Gabinete Brasília
1ª Avenida, nº 130 - C.A.B. Prédio Nelson David Ribeiro Gabinete 207 - CEP 41745-001 - Tel: (71) 3115.7133

Gabinete Feira de Santana
Rua Domingos Barbosa de Araujo, nº 333 - Kalilândia CEP 44001-208 Tel: (75) 3223-2728

Gabinete Salvador
Av. Luís Viana Filho, 6462 Ed. Manhattan/Wall Street East, Torre A, Sala 1509/10/11 - Paralela - CEP 41730-101 - Tel: (71) 3055-1323