Prazo foi dado pela Embasa em audiência pública realizada pelo mandato do deputado Zé Neto
Cerca de 1300 famílias dos distritos de Ipuaçu e parte de Jaguara serão beneficiadas imediatamente com novo Sistema de Abastecimento de Água (SIAA) a ser entregue até o início de setembro. O tema foi debatido durante audiência pública promovida pelo deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (24), com a presença da comunidade local, representantes da Embasa, Prefeitura de Feira e organizações sociais.
Segundo o deputado Zé Neto, a audiência atende a necessidade de dialogar com a comunidade sobre a atual situação da obra – que já se encontra finalizada e com testes de abastecimento de água para início a partir da semana que vem – como tem ocorrido desde 2012, e também é o momento de ouvir a comunidade para que acertos finais sejam incluídos e 100% das famílias sejam atendidas. “Água na torneira aqui em Ipuaçu e povoados é uma reivindicação antiga e essa obra finalizada mostra o quanto a Embasa está disposta a colaborar”, disse. O deputado também agradeceu a presença da Prefeitura e ressaltou o empenho de todos os envolvidos em realizar o sonho de milhares de famílias.
A ampliação é realizada com recursos próprios da Embasa, na ordem de R$ 6,9 milhões e visa beneficiar mais de seis mil habitantes, que vão passar a receber água com mais qualidade e em quantidade suficiente.
Além da comunidade local e de povoados que serão beneficiados, estiveram presentes o gerente regional da Embasa Raimundo Neto; os vereadores Beldes Ramos e Edvaldo Lima; Mário Borges, chefe de Gabinete da Prefeitura, bem como o secretário municipal de agricultura Wellington Andrade; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Zé Grande; e o representante das comunidades locais Abreu Santos.
SIAA Ipuaçu: Estrutura
O gerente regional da Embasa Raimundo Neto apresentou o projeto para os presentes. Segundo ele, foram instaladas sete estações elevatórias, que têm o papel de bombear a água vinda da barragem de Pedra do Cavalo; uma estação de tratamento; três reservatórios elevados; uma rede de distribuição de quase 40m; e 455 ligações prediais. Além disso, todo o sistema atende aos requisitos ambientais, inclusive com leitos de secagem para o tratamento de iodo.
Famílias beneficiadas
Além dos moradores da sede, os povoados de Umbuzeiro, Pedra da Canoa, Lagoa Grande, Formosa, Santa Rosa, Cascalheira, Sítio do Meio, Conceição e Maia também serão beneficiados.