O mandato do vereador Beldes Ramos (PT) promoveu, na tarde dessa sexta-feira (07), às 15 horas, na Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), uma audiência pública para debater sobre a regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A iniciativa contou com a presença do deputado federal e ex-secretário de saúde Jorge Solla (PT), do deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia Zé Neto (PT), além de demais autoridades e de toda sociedade civil e de saúde da cidade.
Durante a audiência, Jorge Solla traçou o histórico do SAMU no Brasil e cobrou do município a regionalização do serviço. "Em 2003, no primeiro ano do governo Lula, começamos a montar o SAMU pelo Brasil afora. Esse trabalho foi muito importante para intensificar o atendimento de urgência e emergência do país. É essencial, para a natureza do SAMU, o funcionamento de uma Central de Regulação que recebe, cria e qualifica as demandas. Tivemos a oportunidade de ampliar [o serviço] para vários municípios, a partir da ajuda do Ministério da Saúde. Em 2007, apenas 14 municípios contavam com o serviço. Hoje nós temos 80% da população baiana coberta pelo serviço. 66,6% do SAMU que falta na Bahia está aqui [na cidade]. Quero deixar claro que não há nenhum conflito partidário ou institucional. Já se passaram 2 anos e 7 meses e precisamos resolver esse problema da regionalização. O que nós queremos é que a população da Bahia esteja 100% coberta pelo serviço do SAMU e cada cidade com sua Atenção Básica alinhada", disse.
Zé Neto, na ocasião, falou sobre a relevância de cuidar da saúde dos feirenses e região. "Feira de Santana não pode se tornar apenas um depósito de ambulâncias. O que se pode é a nossa cidade sentar junto aos municípios e resolver a questão de Feira ser um o núcleo e os municípios subnúcleos para trabalharmos e, conjuntamente, montarmos uma rede. Temos que defender a saúde para que as coisas não aconteçam só em Feira, mas também aconteçam nas outras cidades, senão viveremos isolados. Também precisamos resolver o problema do SAMU na questão de seleção pública. Precisamos ter uma resolução relativamente boa. Uma oportunidade dessa é única. Se houver a compreensão, por parte de Feira de Santana que ela precisa ser parte do conjunto das cidades que buscam uma saúde melhor, resolverá muito o problema do SAMU regional. Nossa cidade já faz parte do Consórcio Portal do Sertão. Esse consórcio tem conseguido muita coisa para Feira e cidades próximas. Precisamos fazer com que nossa cidade faça parte do conjunto das relações que dão certo em nossa região", afirmou.
Para finalizar, Zé Neto parabenizou o vereador Beldes e o deputado Solla e destacou a importância do evento. "Parabéns Beldes, parabéns Solla! Um evento como esse, para mim, é um marco para que nós tenhamos capacidade para fazer os enfrentamentos junto a comunidade, com todos que constroem o dia a dia do serviço público de saúde. Tenho certeza que, no mínimo, saiam daqui referências importantes para que nós tenhamos noção de quais serão os próximos passos a serem dados".