Os municípios de Abaíra, Andaraí, Ibicoara, Iramaia, Iraquara, Itaitê, Lençóis, Marcionílio Souza, Mucugê, Nova Redenção, Palmeiras, e Seabra, que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD Chapada Forte), receberão o apoio do Governo do Estado na cessão de maquinários e pneus para os equipamentos do antigo Derba que foram doados e em obras de reparos em 50 km de estradas da região da Chapada Diamantina.
A reunião que contou com a presença do Secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, do Secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, do deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT), teve como objetivo apresentar para o Estado um levantamento realizado pelo Consórcio, que tem como Presidente o prefeito de Andaraí, Wilson Cardoso, sobre os custos dos equipamentos cedidos pelo Derba.
Segundo o deputado Zé Neto, a reunião foi de muitas definições para o Consórcio Chapada Forte. “O Consórcio trouxe suas demandas e projetos para o Governo. Na ocasião estiveram presentes 12 prefeitos, que com o nosso amigo Wilson Cardoso deram uma demonstração muito singular de organização, foco e objetividade no tocante aos pleitos, e também a disposição de poder junto com o Estado construir políticas públicas mais eficientes, mais enxutas e com muito mais possibilidade de resolução em parceria”disse.
“E na presença do secretário Marcus que como sempre tem um atendimento excepcional e do secretário Josias, que deu a atenção devida, foi possível sairmos com definições importantes, especialmente no que diz respeito à utilização das maquinas do Derba que foram doadas ao Consórcio e da definição de estratégias para a recuperação de estradas em toda região”, afirmou.
Na oportunidade, o Secretário Marcus Cavalcanti destacou que “esses 50 km de estradas que deverão ser reparadas, melhorarão o turismo e ampliarão a economia dos municípios, ao atrair mais visitantes”.
“A opção pelos consórcios intermunicipais é o melhor caminho para diminuir os custos de cada Prefeitura. A experiência tem dado certo em Minas Gerais, Ceará, e outros Estados e, com certeza, terá pleno êxito também na Bahia”, argumentou o secretário Josias Gomes.
“A Chapada possui municípios com população pequena, mas com grandes extensões territoriais e por isso é difícil para as Prefeituras realizarem todos os serviços de infraestrutura que precisam. Agora, com o Consórcio e com o apoio do Estado iremos agilizar os reparos nas estradas, já que a região possui enorme potencial turístico”, destacou Wilson Cardoso, prefeito de Andaraí e presidente do Consórcio Chapada Forte.