Ficou agendado, para a próxima sexta (18), uma visita ao terreno oferecido pelo empresário Osmar Torres para construção do campus definitivo da universidade
Para discutir a doação de terrenos visando a construção do campus definitivo da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia em Feira de Santana, o deputado estadual Zé Neto (PT), líder do Governo na Assembleia Legislativa, e o deputado federal Fernando Torres se reuniram com o reitor da universidade Silvio Soglia na manhã desta segunda-feira (14).
Conforme já havia sido esclarecido pelo deputado Zé Neto e ratificado por Silvio Soglia, Feira não perderá o campus da UFRB. Segundo o reitor, “o Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (Cetens) foi criado, primeiro, por um decreto presidencial, então não existe esse risco. Segundo, nós não temos essa autonomia para mudar isso. O Cetens é uma conquista da cidade e nossa intenção é iniciar a partir do ano que vem, se tudo der certo com a doação dos terrenos, a construção do centro definitivo. Precisamos construir um campus a altura dessa cidade e de tudo que ela representa para nosso Estado”, pontuou. Ainda segundo o reitor, o campus provisório da UFRB localizado na área do SIM atende bem a esse momento inicial de implantação da universidade na cidade.
O deputado federal Fernando Torres disse sobre a ideia de doar o terreno para construção do campus. “Vi que estavam precisando de área para construir o campus e ao lado do empresário Osmar Torres, que disponibilizou 50 tarefas ou o que for necessário para essa implantação, vim a essa reunião e coloquei à disposição, também, emendas parlamentares. Não posso precisar o valor, deve ficar em torno de R$ 4 a 6 milhões, recursos que serão investidos principalmente em pavimentação que dará acesso ao local e infra-estrutura. Nossa ideia é que Feira possa a cada dia atrair mais pessoas, mais estudantes completar seus cursos, trazer cursos novos e fazer a cidade crescer. E nesse sentido, vamos trabalhar junto ao deputado Zé Neto e aos Governos Federal e do Estado”.
Sobre a reunião, o deputado estadual Zé Neto caracterizou com exitosa. “Como já havíamos afirmado antes, nessa reunião fica bem esclarecido que não há riscos de Feira perder o campus, como foi de forma equivocada interpretado na cidade. O que precisamos, obviamente, é ampliar os cursos que já existem e fazem parte da 1ª fase da UFRB em Feira, e viabilizar a construção do campus definitivo. No último sábado, durante agenda em Buritirama, conversei com o governador Rui Costa sobre o assunto, que também é de conhecimento do secretário da Casa Civil, Bruno Dauster. Na próxima sexta-feira (18), na companhia do reitor e de Fernando Torres, vamos nos reunir novamente e envolver o máximo de pessoas para que tenhamos em Feira mais essa conquista importante”, disse.
A doação de terrenos é feita através de edital e segundo o reitor Silvio Soglia, qualquer pessoa física pode mostrar interesse, mas salientou que terrenos que já tenham infraestrutura adiantada e apresentar melhor viabilidade de implantação, serão bem avaliados. Ficou agendado, para a próxima sexta (18), uma visita ao terreno oferecido pelo empresário Osmar Torres para construção do campus definitivo da universidade.