Dentre os presentes estiveram o deputado estadual Zé Neto e o secretario estadual de educação Osvaldo Barreto
Na tarde desta terça-feira (22) foi realizada a abertura da 8ª Feira do Livro, em Feira. Com exibição de filmes, contação de histórias e apresentações musicais, a 8ª Feira do Livro acontecerá na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum, até domingo (27). A solenidade de abertura contou com a apresentação do cordelista Jurivaldo Alves da Silva, homenageado na Feira do Livro deste ano que empresta o nome à praça do cordel, local de valorização da cultura popular nordestina.
Estiveram presentes na solenidade o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto, o secretário estadual de educação, Osvaldo Barreto, o arcebispo metropolitano, Dom Itamar Vian, o reitor da UEFS, Evandro do Nascimento, o vice-prefeito da cidade, Luciano Ribeiro, a coordenadora do evento, professora Anna Cristina Gonçalves e os demais integrantes da coordenação, o diretor do Núcleo Regional de Educação de Feira de Santana (NRE-19), Ivamberg Lima, dentre outros.
Na oportunidade, Zé Neto destacou a participação do Estado e da UEFS para realização do evento. “Tem sido um ano de dificuldades econômicas para o Estado, mas não posso deixar de agradecer ao governador Rui Costa, ao secretário de educação Osvaldo Barreto, ao secretário de cultura Jorge Portugal pelos quase 500 mil reais de investimentos nessa feira, nas condições que foram postas, para que ela tivesse esse tamanho, essa proporção. Vamos trabalhar ano que vem para que o Estado possa continuar ajudando e se possível ampliar ainda mais essa que já é uma grande realidade e uma grande conquista ao povo de Feira e toda região. Agradeço também a UEFS por colocar em prática esse importante evento cultural, intelectual e festivo. Vamos trabalhar todos juntos para que essa feira seja cada dia melhor e estimule cada dia mais as nossas crianças, jovens, adultos, idosos, todos, porque vencer as páginas dos livros é vencer as páginas da vida e compor uma história, é ganhar o mundo. Viva a Feira do Livro!”, disse.
Osvaldo Barreto falou sobre o papel da Secretária de Educação em parceria com a universidade. “Eu não diria que essa feira literária é só de Feira de Santana. Ela é uma feira da Bahia, dos municípios da região. Ela foi crescendo, foi ganhando respeitabilidade e foi mostrando o papel de uma universidade pública. Esse evento mostra a responsabilidade social da universidade com uma questão fundamental que é o incentivo ao livro e à leitura. Do ponto de vista da Secretaria de Educação é uma alegria está participando desde sempre da promoção desse evento, junto com a universidade, e ver que a cada ano essa feira só cresce”, afirmou.