Ao lado da deputada Moema Gramacho, Zé Neto participou do evento
Para discutir a sustentabilidade das cidades, foi realizada, nesta sexta-feira (25) na Universidade Estadual de Feira de Santana, um seminário sobre constituição de cidades sustentáveis e desafios urbanos - PDDU, mobilidades e integração de políticas de desenvolvimento social e de segurança pública. O deputado estadual Zé Neto, líder do governo na Assembleia Legislativa participou da mesa de abertura do evento, também composta pela deputada Moema Gramacho, membro da Comissão e Desenvolvimento Urbano da Câmara, propositora da iniciativa; do reitor da Uefs, Evandro Nascimento; e do presidente do Instituto Habitar do Sertão, Adriano Costa.
De acordo com a deputada Moema Gramacho, em Feira de Santana o evento tem como prioridade debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), a mobilidade urbana, o combate à violência e a cultura de paz, no sentido de estimular e apresentar alternativas para propor soluções na cidade.
Durante pronunciamento, Zé Neto destacou a importância do diálogo na construção de melhores alternativas para os problemas das cidades grandes, sobretudo quando o assunto é mobilidade urbana e obras de grande impacto estrutural, como foi o caso da construção da Avenida Nóide Cerqueira e a realização de diversas audiências, bem como da primeira discussão sobre o BRT. “Nosso mandato puxou a discussão do BRT, ouvindo quem mais entendia sobre o assunto, assim como foi também na Avenida Nóide Cerqueira, que teve seu projeto modificado depois de ouvir os anseios da população. Porém, esse exemplo não foi seguido. Hoje enfrentamos com o Município essa falta de diálogo e abertura, e vemos também o quanto a falta de planejamento tem trazido impactos na cidade. É inacreditável que o projeto apresentado em Brasília esteja totalmente diverso do que vem sendo executado, com vetores importantes suprimidos”, disse. Ele ainda salientou a relevância de debates como este acontecerem no seio de uma universidade e trazer para a mesa representantes de vários segmentos na cidade, bem como do corpo docentes e discente da instituição.
O seminário ainda contou com palestra do professor de urbanismo Clement Vialle, mestre em Engenharia Ambiental Urbana (UFBA).