Representando o Mandato da Luta, o chefe de gabinete Tarcísio Branco participou na manhã desta quinta-feira (15) da I Conferência Estadual de Juventude Rural, no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Além do chefe de gabinete, participaram do evento o secretário de desenvolvimento rural, Gerônimo Rodrigues, o reitor da UEFS, professor Evandro do Nascimento, os deputados estaduais petistas, Bira Coroa, Marcelino Galo e Fátima Nunes, além de representantes de diversos movimentos políticos ligados a causa.
O evento, promovido pelo Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), reuniu mais de 200 jovens rurais de toda a Bahia com o objetivo de elaborar propostas para a construção do Programa de Juventude Rural para a Bahia e contribuir para o Plano Nacional de Juventude e sucessão rural do Governo Federal, com a perspectiva de aproximar a juventude rural das políticas públicas, facilitando e promovendo o seu acesso.
Gerônimo Rodrigues falou sobre a relevante participação da juventude brasileira para pensar numa rural diferente. “A nossa juventude, nossas mulheres, nossos indígenas e nossos quilombolas têm que fortalecer essa luta territorial. Nós temos que tratar um tema como esse de frente, e não baixar a cabeça para as dificuldades que aparecerem. O nosso compromisso é pensar numa rural diferente pensando em uma reforma agrária, e não vamos conseguir alcançar esse objetivo sem a juventude brasileira”.
Na oportunidade, o reitor da UEFS falou da importância do evento e da presença de uma juventude ativa. “Vocês devem ser otimistas, lutadores e dar muita importância a essa Conferência que promove mobilização, organização e troca de ideias. É bom vocês perceberem que não estão sozinhos e que aqui, juntos, têm a oportunidade de discutir como construir essa luta e como avançar”, disse.
O evento acontece até amanhã, sexta-feira (16).