Na manhã desta quarta-feira (21) o Projeto Mova Brasil (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) promoveu mais um encontro regional com educandos e educandas do Polo Bahia – Núcleo Portal do Sertão, com o objetivo de debater estratégias para contribuir com a redução do analfabetismo e inserir cidadãos mais ativos e articulados para a formação profissional na sociedade. O Mandato da Luta, representado pelo professor Roberto, participou do encontro.
A coordenadora do Núcleo Portal do Sertão, Maria Aparecida dos Santos, afirmou ser uma oportunidade importante para socializar com todos os educandos (as) o que vem sendo trabalhado em sala de aula. “Hoje é um dia muito importante para o projeto Mova Brasil, porque essa é uma ação que começa na sala de aula, com os alunos tendo a oportunidade de debater sobre diversos temas, sendo o deste ano ‘Direito Humanos em Educação Popular’, e continua aqui com a socialização, troca de informações e conhecimento sobre os temas e os eixos que trabalhamos em sala de aula. É a garantia da identidade de gênero, igualdade de raça, do acesso ao EJA e também à questão socioambiental”.
Inspirado no MOVA, criado pelo educador Paulo Freire, o projeto MOVA-Brasil é desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire (IPF) em parceria com a Petrobras e a Federação Única dos Petroleiros (FUP). O MOVA-Brasil tem como finalidade promover a dignidade humana por meio de um curso de alfabetização que melhore as condições de participação cidadã, de trabalho e geração de renda. Isso garante aos educandos, educandas e às comunidades a oportunidade de reconstruir seu destino e de conquistar o direito à cidadania plena e participativa. Neste ano, o projeto está em sua 7ª edição.
22
Out