Esse artigo é do amigo e advogado Wandesval Luna, um profissional coerente, sério e que tem contribuições a dar ao debate que está sendo travado no nosso tempo e no nosso país. Vale a pena conferir esse relato histórico e de uma percepção crítica que colabora tanto no conteúdo como na direção:
REFLEXÕES SOBRE DILMA E O PT
Invernei, durante um longo período, dilacerado pela constante propaganda imoral e indecente da Rede Globo, Veja e Isto É, que estão tentando desestabilizar a nação brasileira, levar o país ao descrédito e à anarquia internacional, porém, despertei após constatar através do Jornal Tribuna da Bahia, 03 de Agosto de 2015, que nem tudo está perdido, ainda existe e sempre existirá nesse país intelectuais e vultos marcantes na política nacional que através de sua capacidade intelectual nos leva a enxergar uma luz no fim do túnel. Ives Gandra Silva, advogado tributarista, professor de diversas universidades de São Paulo e integrante da Academia Paulista de Letras, perguntado se acreditava que o Brasil conseguirá se recuperar, respondeu: “Tenho a impressão que se recupera porque a partir de agora vamos tendo sinalizações para quem quiser entrar no poder público de que não haverá chances de corrupção e de utilização errônea da máquina pública. Quem for entrar no poder público terá que agir como sempre teve que agir: para servir. E não para se aproveitar, para enriquecer. Disse mais, “O poder público não é fonte de enriquecimento e sim sacerdócio de servir a comunidade. Espero que a partir desse período, que começou com Mensalão, e agora passou para o Petrolão, a situação melhore e tenhamos uma maior limpeza”.
Atualmente, a mídia nacional só enxerga e ouve as verdadeiras excrescências, da política. Se não vejamos: Agripino Maia (inquérito aberto por receber propina de 1 milhão de reais para permitir esquema de corrupção no serviço de inspeção de veiculo RN); Ronaldo Caiado (acionado pelo Ministério Público pela captação e uso ilícitos de recursos durante a campanha de 2006); Cássio Cunha Lima (ex Governador da Paraíba, cassado pela compra de votos na sua última eleição); Eduardo Cunha (assessor do ex Presidente Collor (indiciado no inquérito do Petrolão pelo recebimento 5 milhões de dólares, comprovado através do passaporte e assinatura do mesmo); Aécio Neves (repassador do aeroporto em Minas Gerais para os seus familiares e uma coxinha das noitadas do Rio de Janeiro), e por aí vai. Pasmem senhores! Ai estão alguns dos arautos da moral, da decência e da dignidade. É o mesmo que dizer “que existem donzelas no cabaré”. Símbolos da burguesia nacional que vivem muito distante do povo brasileiro, adeptos do “statu quo”, sem educação, sem cultura e sem desenvolvimento para o povo de menor posse.
Observe senhores e senhoras, a era do PT, Lula e Dilma, trouxe para o povo grandes avanços em suas vidas. A burguesia reacionária abominou e desprezou as benfeitorias adquiridas pelo povo, a exemplo da empregada doméstica que antes servia aos barões e as sinhazinhas e na era Lula e Dilma têm sua carteira profissional anotada, direito a férias, décimo terceiro e todas as demais garantias concedidas ao trabalhador urbano. Na educação foi concedido 20% de cotas nas universidades para negros, pardos, afrodescendente e índios. Ainda na educação, patrocinou, nos últimos dez anos, um milhão e quinhentos contratos do FIES para estudantes de menor porte financeiro, acrescidos de outros benefícios como PRONATEC e bolsas diversas para outros países. Para os menos favorecidos foi criado o Bolsa Família, tirando famílias da classe D para classe C. Outra dor de cabeça para os burgueses e reacionários é o programa Minha Casa Minha Vida, algo nunca admitido por estes, o fato do pobre poder desfrutar de casas com quarto, sala, cozinha, banheiro e outras benfeitorias. A burguesia pensa assim tendo em vista sua origem, pois descendem de escravocratas, fazendeiros, pecuaristas, senhores de engenho e industriais que pouco ou nada sabem das necessidades humanas e buscam tão somente o lucro e o seu bem estar, ignorando totalmente o que venha a ser menos favorecidos.
Por fim, quero conclamar a todo o povo desta terra em cerrar fileiras no sentido de manter Dilma e o PT, alertando que antes deles tivemos somente Presidentes como FHC que xingava o aposentado, Sarney quando a inflação chegou a 80% ao mês e Collor, que bloqueou toda poupança e depósitos em bancos. Dos protestos e passeatas, respeito democraticamente, todas essas mutações, inclusive dos mais jovens, independente de serem ou não maduros, para alguns. Afinal fascismo, comunismo, racismo ou outros ismos são sempre creditados aos jovens, pois de modo geral, por rebeldia ou qualquer outro adjetivos, estão na direção do que acreditam ser o melhor.
Feira de Santana-BA, 22/10/15
Wandesval Dias Luna - Advogado e desportistas.