Como forma de celebrar o Dia da Consciência Negra, uma multidão se reuniu para a 15º Caminhada da Liberdade, em Salvador, na tarde desta sexta-feira (20). A marcha saiu da Senzala do Barro Preto, no Curuzu em direção ao Pelourinho. Os músicos da Band'Aiyê (Ilê Aiyê) animaram o percurso, que segundo estimativas da Policia Militar, foi acompanhado por mais de quatro mil pessoas.
Na Praça Nelson Mandela, no Plano Inclinado, um trio elétrico aguardava a passagem do cortejo. O deputado estadual e líder do Governo, Zé Neto (PT), prestigiou o momento ao lado do ex-presidente Lula e do governador Rui Costa.
Contagiado pelo momento, Zé Neto traduziu o significado do 20 de novembro. “Negro, é tão bom se assumir negro, se ver negro, se entender como negro. Negro que todos nós somos e que precisa de mais reconhecimento, da história, de hoje, de sempre. Consciência negra é consciência da igualdade, consciência de uma verdade que nos faz seres humanos e que alguém e algo nos dividiu, mas que há de nos compor. Viva a consciência negra, viva a composição do bem, a composição da igualdade. Viva a Bahia e viva a nossa gente, que a cada dia luta mais e conquista espaços, que devem ser preservados e ampliados e vividos. Viva o povo negro!.
Também participaram do momento os secretários, Jorge Portugal (Cultura), Geraldo Reis (Justiça), Olívia Santana (Políticas para as Mulheres), além dos ministros Juca Ferreira (Cultura), Nilma Guedes (Promoção da Igualdade Racial), além dos deputados estaduais Rosemberg Pinto, Moema Gramacho e Maria Del Carmen, entre outras autoridades.