Ao som do coral Vozes da Catedral, Dom Zanoni foi empossado como novo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, na Igreja Senhora Santana, na noite desta quarta-feira (02). A igreja estava lotada de fiéis, bispos e padres de outras paróquias que prestigiaram a chegada do novo Arcebispo.
Ao lado do reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, do Coronel do Corpo de Bombeiros, José Nunes, do Capitão Sérgio e do vice-prefeito de Feira, Luciano Ribeiro, o deputado estadual Zé Neto esteve presente na missa para saudar Dom Zanoni, que substituirá Dom Itamar.
Muito humilde, o Arcebispo Emérito, Dom Itamar, apenas agradeceu pelo tempo que esteve a frente do Ministério. “Após pouco mais de 20 anos em Feira de Santana, só quero manifestar a minha gratidão ao querido povo desta Arquidiocese e a todos aqueles que me ajudaram a exercer o Ministério Episcopal nesta Igreja. Sinto-me muito feliz, muito tranquilo e muito agradecido. Que Deus nos abençoe e perdoe pelos nossos pecados”, disse.
Em seu discurso, já como novo arcebispo, Dom Zanoni lembrou o papel do bom pastor e sua responsabilidade com as ovelhas. “O bom pastor se preocupa com as suas ovelhas, carregando-as sobre seus ombros, não as abandona nunca. O bom pastor dar a vida pelas suas ovelhas”. Zanoni também pediu que todos os cristãos continuassem orando por ele e finalizou com seu lema episcopal, “Eis-me aqui Senhor, envia-me a mim”.
O deputado estadual Zé Neto parabenizou Dom Zanoni e agradeceu a Dom Itamar pelo tempo que esteve à frente da Arquidiocese de Feira de Santana. “É com alegria que recebemos, agora já como arcebispo empossado, Dom Zanoni e com a mesma alegria de termos tido Dom Itamar aqui na nossa querida Princesa do Sertão. É a nossa igreja fortalecida, iluminada e renovada e seguindo o mesmo caminho de luz que a trouxe até aqui. Que Deus continue te iluminando Dom Zanoni, que tua força e fé possam ainda mais continuar conduzindo a nossa gente e ampliando os horizontes do cristianismo, da paz e do bem, em nossa cidade, em nossa região. Não deixando de lembrar da grandeza de termos tido até aqui, e que vai continuar conosco, essa luz grande, generosa, doce e firme de Dom Itamar”, pontuou.