Neste sábado (12), objetivando tratar sobre a regulamentação do transporte complementar de na Bahia, representantes da categoria de 30 municípios baianos reuniram-se com o deputado estadual e líder do governo na Assembleia Legislativa, Zé Neto (PT) Regional em um Encontro Regional em Feira de Santana.
No evento Zé Neto dialogou com os representantes das cooperativas e donos de vans sobre diversos temas, e falou sobre alguns tópicos a exemplo do início do processo que possibilitará a licitação de mais de 272 linhas e a total regularização pelo menos por mais 7 anos, de todas as linhas de vans e do sistema de ônibus do estado, além do projeto enviado pelo Governador Rui Costa para a Assembleia na última sexta-feira (11), PL 21.655/2015 que dispõe sobre o regime de redução em até 80% do valor de multas disciplinadas, pelo Sistema de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros da Bahia. Essa medida possibilitará a renovação, em caráter extraordinário, das Permissões e Contratos de Concessão, buscando regularizar o serviço de transporte público intermunicipal.
Há mais de 20 anos acompanhando a luta da categoria em prol da regularização do transporte, Zé Neto afirma que as 272 linhas de vans de todo Estado serão regularizadas conforme assinatura do Termo de Ajuste e Conduta assinado em julho deste ano. “Nós vamos construir na Bahia um dos sistemas mais modernos de transporte intermunicipal de ônibus e vans de todo Brasil. Uma grande vitória para a categoria que além de já ter garantido a retomada do processo de regulamentação, recebem agora a boa notícia do envio, por parte do Governador Rui Costa a quem nós agradecemos muito a atenção, do projeto de lei 21.655 que vai disciplinar a redução das multas em até 80%. Isso com certeza vai facilitar e viabilizar com que todos esses pais e mães de família que vivem do Transporte Complementar a anos no estado tenham condição de participar do processo licitatório dentro da integral legalidade”, afirmou o deputado.
Na oportunidade Zé Neto agradeceu a presença dos representantes de associações e cooperativas dos 30 municípios baianos. “Não posso deixar aqui também de ressaltar a importância de organização do movimento, da ATAC, das associações e das cooperativas que hoje em número de 30 representações de cidades do estado da Bahia, vieram dizer que estão cada dia mais unidas em torno de um objetivo comum, que é disciplinar, organizar e modernizar o transporte coletivo de vans e de ônibus no nosso estado”, completou.
Além do deputado Zé Neto, a mesa foi composta pelo delegado da Polícia Civil, João Rodrigo Uzzum; pelo diretor do Detran, Silvio Dias; pelo coordenador da Agerba pólo Feira – representando o presidente da Agerba Eduardo Pêssoa, Paulo Andrade Junior; pelo presidente e vice-presidente da ATAC, Carlos Dagoberto e Ricardo Medrado; e o advogado da ATAC, Daniel Muniz.
Durante o evento, foi dado um tempo para que os presentes pudessem fazer questionamentos que foram imediatamente respondidos pelos presentes, a exemplo do delegado Uzzum que quando questionado sobre assaltos constantes na região de São Gonçalo e Serra Preta, se colocou imediatamente a disposição para se reunir com a categoria e dialogar sobre o tema.