O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), participou da Sessão Especial da Economia Solidária que concedeu o Título de Cidadão Baiano a Paul Israel Singer, titular da Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES). Proposta pela deputada estadual Neusa Cadore, a sessão foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).
Economista, professor aposentado e militante das causas sociais, Singer é uma das maiores referências nacionais e internacionais da Economia Solidária. Respeitado por sua trajetória e inestimável contribuição ao pensamento social brasileiro. Destaca-se pela vasta produção acadêmica sobre Economia Solidária, sendo um dos mais aguerridos defensores deste modelo de desenvolvimento como caminho para a transformação social e saída para crise econômica.
Para Neusa Cadore "A vida do prof. Paul Singer é um exemplo para todas as gerações que acreditam na força da organização popular e na luta por uma sociedade verdadeiramente democrática", afirma a deputada que foi relatora da Lei Estadual da Economia Solidária.
Segundo Zé Neto, Paul Singer é uma grande referência das lutas sociais, especialmente das lutas por inclusão social. “Iniciativas como a economia solidária e de pensadores como Paul Singer que enxergam a inclusão social como um ponto de chegada e de partida de todas as nossas lutas, são fundamentais para revigorar a esperança para dias melhores”, disse. Na ocasião, Zé Neto também parabenizou a deputada pela iniciativa. “Parabéns minha amiga e companheira, Neusa Cardore, por essa importante ação e a todos os presentes que engrandeceram este momento”, afirmou.
Participaram da mesa, o homenageado, Paul Singer; os deputados federais, Afonso Florence e Moema Gramacho; as deputadas estaduais, Neusa Cadore, Fátima Nunes e Maria Del Carmen; o deputado estadual, Fabrício Falcão; o Secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes; o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues; a representante da Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho, professora Ronalda Barreto; a representante da Associação Ilê Axé Yepandá Odé, Mãe Nilza de Oxum; a representante do Fórum Baiano de Economia Solidária, Debora Rodrigues; o superintendente de Economia Solidária, Milton Barbosa; e o representante das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares, Maurício Nogueira.
A sessão foi organizada pela Subcomissão de Autonomia Econômica da Mulher da Alba; a Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, por meio da Superintendência de Economia Solidária; os Centros Públicos de Economia Solidária; o Fórum Baiano da Economia Solidária; a Coordenadoria Ecumênica de Serviços; a Cáritas Brasileira Regional Nordeste 3; além de outras organizações do segmento.
A atividade integra a programação da Semana Baiana da Economia Solidária e também celebra o dia nacional da Economia Solidária, comemorado em 15 de dezembro. A data faz referência ao aniversário do ambientalista Chico Mendes, símbolo da luta pelo desenvolvimento sustentável.