Na tarde de ontem (16) o Mandato da Luta se juntou a 20mil baianos, segundo a Central Única dos Trabalhadores na Bahia (CUT-BA), organizadora da manifestação, em uma caminhada pela Avenida Sete, em Salvador, para defender a democracia e apoiar presidente Dilma Rousseff. Com o lema “o apoio à democracia contra o golpe”, a manifestação reuniu pessoas de todas as idades, etnias, religiões e classes sociais, que em coro gritavam palavras de ordem em prol da democracia, da liberdade e da justiça. Reafirmando os direitos e os avanços conquistados em todas as áreas, nos últimos anos.
Ao longo da avenida, diversas categorias sindicais e movimentos sociais também demonstraram por meio de faixas, performances de música, teatro e dança sua indignação com a tentativa de golpe e a importância da democracia para a liberdade do povo brasileiro. O ato que se encerrou na Praça Castro Alves, após três horas de caminhada, também contou com a presença de diversas representações políticas, que discursaram sobre o momento delicado que o Brasil está passando e o quanto é fundamental a participação de todos para evitar o golpe.
O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), que infelizmente não compareceu ao ato por ter compromissos em Feira de Santana, vibrou com a manifestação e reforçou o coro da multidão. ”Hoje a tarde acompanhei uma visita da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no bairro Viveiros e no viaduto de retorno da BR 116 norte, junto com a via Bahia, por esse motivo não acompanhei esse importante momento da vida democrática do nosso país, mas estive bem representado pelos companheiros e companheiras que compõe o nosso mandato e também pela militância do PT. A luta continua, viva a democracia, viva a resistência e viva a luta daqueles que sabem o quer o povo brasileiro”, disse.