Na manhã desta quinta-feira (17), o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), prestigiou, no plenário da Assembleia Legislativa, a Sessão Especial, Proposta pela deputada Fabíola Mansur, que concedeu a Comenda Dois de Julho a Jorge Hage.
Advogado, professor e político da cidade de Itabuna, Jorge Hage Sobrinho, foi ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU). Em sua gestão, fez a articulação para criação da Lei de Acesso à Informação para fortalecer a área de transparência e o combate à corrupção e participou da elaboração da Lei Anticorrupção, que pune empresas envolvidas em irregularidades contra a administração pública.
Para Zé Neto a homenagem realizada deputada Fabíola Mansur a Jorge Hage foi muito justa. “Ele é uma referência neste novo Brasil. Esse Brasil da Transparência, que disponibiliza para todos os cidadãos a condição de saber onde o recurso público está localizado e como está sendo gasto”, afirmou.
Compôs a mesa, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo, o ex-presidente da Casa, Filemon Marins; o ex-governador Roberto Santos; o presidente do Tribunal de Contas da União, Inaldo Araújo; a ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon; o representante do Tribunal de Contas do Município, Francisco Sena; o representante da Controladoria Geral da União, Ronaldo Machado; o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Cezar Miguez; o ex-governador, Waldir Pires; o representante da OAB Bahia, Maurício Vasconcelos e o representante da Academia de Letras Jurídicas da Bahia, César Farias Jr.
A Comenda Dois de Julho
A Comenda Dois de Julho, mais alta condecoração do legislativo baiano, foi instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil, ou seja, para pessoas que têm um papel de destaque no cenário político e contribui com a cidade e a sociedade de uma forma geral.