Há dois anos, os vendedores ambulantes da Estação Pirajá em Salvador lutam pela regularização do serviço, quando iniciaram uma sequência de negociações com a CCR Metrô – empresa concessionária de Transporte Metroviário. Na quinta-feira (17), os 98 ambulantes saíram vitoriosos com a assinatura do contrato de cessão de uso do espaço a título precário, de permanência, regulamento e ordenamento na Estação Pirajá.
O processo de diálogo entre a CCR Metrô e os ambulantes, foi intermediado pelo deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), e o seu mandato representado pelos assessores Alex Oliveira e Neive Menezes. O deputado vem lutando há dois anos pela regulamentação e permanência dos ambulantes nas estações de Salvador – Pirajá, Iguatemi e Mussurunga.
Com a assinatura do contrato com os ambulantes da Estação Pirajá, foi feito o sorteio dos boxes e incluso no mesmo o número de cada boxe. Além disso, o contrato determina que os boxes sejam padronizados e que os ambulantes beneficiados passarão por cursos de capacitação.
Estiveram presentes no ato, os assessores do deputado Zé Neto, o diretor de relações institucionais da CCR Metrô, Dr. Álvaro Lemos; representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, da Companhia de Transportes da Bahia – CTB, e ainda o presidente da Associação de Vendedores Ambulantes do Mercado Informal de Salvador – AVAMIS, José Quirino.