Produtores rurais e moradores de Ipuaçu (atual distrito de Governador João Durval Carneiro), em Feira de Santana, foram beneficiados na manhã desta sexta-feira (8) com várias ações promovidas pelo governo baiano, formalizadas pelo governador Rui Costa na praça principal do distrito. O deputado estadual Zé Neto (PT), dentre outros deputados estaduais e federais, além de vereadores, demais autoridades baianas e o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo, participaram do evento.
Na oportunidade, o governador inaugurou o sistema de abastecimento de água do distrito, onde foram investidos R$ 6,8 milhões; entregou 16 retroescavadeiras a municípios do semiárido para construção de mais de 600 aguadas e assinou contratos de assistência técnica e extensão rural, no valor de R$ 147 milhões, com 32 entidades vencedoras da chamada pública para prestação de serviços aos agricultores familiares.
Zé Neto, um dos participantes dessa conquista, ressaltou a importância da mesma para o distrito e parabenizou o governador Rui Costa por pô-la em prática. “Esse é um momento extraordinário! A população desse distrito há muitos anos reclamava de uma intervenção porque aqui foi construído um sistema arcaico e não dava o resultado esperado. Uma das coisas que as pessoas reclamavam era que a água era barrenta e hoje a água é cristalina com uma estação de tratamento totalmente nova, contando com uma ampliação de 42 quilômetros que atinge também o distrito de Jaguara. Parabéns Ipuaçu, parabéns às lideranças, parabéns ao diálogo e agradeço ao nosso governador Rui Costa, que deu sequência a esse empreendimento iniciado pelo ex-governador Jaques Wagner, pela sua presença e esforço que tem feito por nosso Estado, especialmente por nossa cidade contemplada hoje em obras na parte de saneamento e fornecimento de água!”.
Com recursos próprios da Embasa, as obras resultaram em novas estruturas flutuantes de captação, adutoras de água bruta e tratada, estações elevatórias e de tratamento, novos reservatórios e na ampliação e reformulação da rede de distribuição do complexo. Além disso, 455 novas ligações de água domiciliares foram realizadas. O novo sistema de abastecimento de água irá beneficiar 6.048 pessoas nas localidades de Umbuzeiro, Fazenda Capim, Vera Cruz; Pedra da Canoa, Baeta, Lagoa Grande, Formosa, Santa Rosa, Caboranga, Candeia, Ponte do Rio Branco, Cascalheira, Sítio do Meio, Malhador, Conceição e Maia, Licurioba. Já nas localidades de Ipuaçu, Brava, Ieda Barradas e Gameleirinho tiveram reforço no abastecimento de água.
Rui finalizou ressaltando a importância da obra para a saúde da população feirense. “Quando a gente fala em saúde, as pessoas só pensam em hospital. Mas hospital é lugar de fazer várias intervenções para corrigir problema de saúde. Cuidar da qualidade da água é uma das maneiras de cuidar da saúde das pessoas para evitar que elas fiquem doentes e precisem ir a um hospital. Então aqui, além de uma obra de infraestrutura hídrica, é também uma obra para cuidar das pessoas!”.