Há 262 anos, um misto de fé, alegria, manifestação política e muita resistência física. Assim foi a Lavagem do Bonfim, uma das celebrações mais populares do calendário de festa baiana. Por mais um ano os fiéis cumpriram um percurso de oito quilômetros, da Conceição da Praia à Colina Sagrada para reverenciar o Senhor do Bonfim. Milhares de pessoas, entre eles o deputado estadual Zé Neto (PT), saíram de suas casas vestidas de branco para acompanhar a lavagem do adro e das escadarias da igreja.
Iniciada a festa, bandas de percussão, baianas e filhos de gandhy eram vistos por todo o trajeto, animando ainda mais aos que foram pedir a bênção de Oxalá, como é chamado o Senhor do Bonfim no candomblé.
Várias autoridades baianas marcaram presença no cortejo. O governador Rui Costa com a primeira-dama Aline Peixoto e o deputado Zé Neto também acompanhado da sua esposa Naiana Santana eram alguns dos presentes. Bem dispostos e entusiasmados, percorreram todo percurso a pé, acompanhados de autoridades, baianas, turistas, comerciantes, ambulantes.
Do alto de uma janela superior do templo, o cônego da Igreja do Bonfim, Edson Menezes da Silva, abençoou a multidão, enquanto o Hino ao Senhor do Bonfim era tocado.
Durante a oportunidade o deputado agradeceu as bênçãos recebidas, pediu paz e proteção para a Bahia e para o povo baiano. "A Festa do Bonfim, na verdade, é o bom começo do ano, é quando vamos levar e trazer boas energias, atração que na Bahia é singular", comenta Zé Neto.