Com o objetivo de proporcionar atividades teóricas para o aprimoramento da prática pesqueira e ampliação da produtividade, além de aulas que ensinarão a beneficiar subprodutos da pesca para fins comerciais, o governador Rui Costa inaugurou na manhã desta sexta-feira (15) o Centro Vocacional Tecnológico Territorial (CVTT), no distrito de Acupe, zona rural de Santo Amaro (Recôncavo Baiano). O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), prestigiou o lançamento.
Com investimentos de R$ 7,5 milhões, o CVTT funciona na Fazenda Oruabo, unidade da Bahia Pesca que já abriga laboratórios de piscicultura marinha, camarão e caranguejo. Rui Costa destacou a importância do Centro para a Bahia e todo o país. “A entrega deste centro vai melhorar a vida das pessoas cada vez mais, através de treinamentos e capacitações não apenas para quem vive da pesca em Santo Amaro, mas em toda a Bahia. Esses equipamentos têm que servir para múltiplos usos, para gestões conjuntas. Que aqui seja o primeiro passo de um complexo que se torne, talvez, o melhor e maior do ensino e desenvolvimento de pesca do país!”, afirmou.
Na ocasião, ainda foi lançado um edital do programa Bahia Produtiva para a seleção de projetos de apoio à pesca e aquicultura. Com investimentos previstos da ordem de R$ 20 milhões, serão firmados convênios para fortalecer atividades empreendedoras de economia solidária nos 27 territórios de identidade da Bahia.
Zé Neto parabenizou os envolvidos no processo de construção do Centro e enfatizou a importância do mesmo para a produção da pesca baiana. “Não teremos competitividade se não tivermos onde preparar a nossa gente para aprimorar a produção e agregar valor. A criação desse núcleo é fundamental para trazermos as comunidades para dentro do contexto da qualificação e nortearmos um processo que vai garantir mais qualidade e mais condição de acesso à tecnologia. Parabenizo aqui o secretario de agricultura da Bahia, Vitor Bonfim, que teve um papel bastante importante na construção desse Centro; o secretario de Desenvolvimento Rural do Estado, Jerônimo Rodrigues, que teve uma importância fundamental também nesse contexto onde a integração das duas secretarias é primordial; ao diretor-presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Junior, a quem, em nome dele, fica o agradecimento aos demais envolvidos no contexto dessa importante aquisição para a população baiana; e ao nosso governador Rui Costa, que, sem nenhuma dúvida, tem a cada dia nos surpreendido positivamente com a capacidade de olhar para frente e valorizar o potencial do povo baiano”, disse.
Ainda em Santo Amaro, 104 títulos de terra foram entregues a pequenos produtores rurais da região, além de mil declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), que comprovam o enquadramento de pescadores, aquicultores e marisqueiras na categoria de pequenos produtores. O documento viabiliza o acesso destes trabalhadores a políticas públicas disponibilizadas pelos governos estadual e federal. Também foi autorizada, por meio da Bahia Pesca, a contratação de entidades que prestem serviços de assistência técnica e extensão rural (Ater) para atender cinco mil pescadores e aquicultores baianos.
O Governo do Estado firmou ainda acordos de cooperação técnica com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Baiano) e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). A parceria com a primeira instituição visa à realização de cursos de extensão, pesquisa e desenvolvimento para a formação de agentes multiplicadores do setor da pesca e aquicultura. Já com a segunda, o objetivo é a capacitação de pescadores e marisqueiras para a pesca artesanal e aquicultura marinha, bem como a oferta de estágio para estudantes da universidade.