“O que a gente quer é ser olhado como pessoas que produzem e que fazem a nação crescer, porque a gente sabe que mais de 80% do que vai para a mesa do brasileiro sai da mão da agricultura familiar, sai do campo. A gente precisa ser visto e ser respeitado!”. Esta afirmação foi feita na tarde de ontem (18) por Mera, integrante do Assentamento Frei Vantuy, localizado a 10 quilômetros de Ilhéus e 15 quilômetros de Itabuna, em visita do deputado estadual Zé Neto ao sul da Bahia. Calorosamente recebido, o deputado prestigiou um encontro com os pequenos agricultores da região, onde foram entregues 30 barracas para os assentados.
Promovida pelo Governo do Estado, através da Companhia de Ação Regional (CAR) e do empenho do deputado Zé Neto, a ação visa impulsionar e valorizar a produção local, possibilitando o desenvolvimento agrário na região. O Assentamento Frei Vantuy abriga 47 assentados há 15 anos que cultivam e vivem de produtos típicos da região, como o cacau e seus derivados, além do artesanato, em uma área de 480 hectares e mais de mil tarefas de terra.
Na oportunidade, Zé Neto destacou o seu contentamento em participar deste momento importante dos pequenos agricultores da região e se disponibilizou a ajudar no que estiver ao seu alcance. “Nós estamos aqui hoje com a responsabilidade de fazer vocês acreditarem mais no que vocês fizeram e no que vocês são capazes. Eu vou ajudar no que eu puder. Mas com essas barraquinhas meu coração já bate melhor, porque a gente chega aqui e já se realiza vendo isso que já é uma grande saída, um grande desenvolvimento. Vamos dar os outros passos e vamos trabalhar. Só se enxerga o que é visto e só é visto quem se organiza e mostra para o que veio!”, declarou.