Na manhã desta quinta-feira (21), o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), participou da abertura do evento, Escritório da FNDE, projeto itinerante do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que acontece em Salvador, até a próxima sexta-feira (22), para atender os gestores e técnicos da educação para tirar dúvidas e encaminhar soluções. Essa edição do projeto na Bahia tem foco na construção de 264 creches, em 152 municípios do Estado.
Com iniciativa da Secretaria da Educação do Estado, por meio do programa Educar para Transformar, que tem o objetivo de promover o fortalecimento da educação infantil na Bahia, o evento contou com a presença do governador, Rui Costa; do secretário de educação, Osvaldo Barreto; do presidente do FNDE, Antônio Idilvan Alencar; da presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria; e de 276 municípios, que foram representados por prefeitos, secretários e equipes técnicas de educação.
Segundo Zé Neto, é preciso enfrentar com mais energia e determinação a situação das creches na Bahia. “As creches possuem problemas com empresas, financiamentos e certidões, de diversas situações administrativas, que acabam acumulando atrasos e que precisam ser resolvidas. O governador Rui Costa tomou a dianteira e convocou o FNDE para fortalecer processo de integração com os prefeitos, dinâmica que tem tudo para dar certo. Daqui para frente, é continuar com essa energia e com esse processo de intensificação dos diálogos para que essas soluções aconteçam”, afirmou.
Na ocasião, foram realizadas palestras e oficinas sobre implantação de creches, reformulação de obras e Planos de Ações Articuladas. Na oportunidade, o FNDE irá atender os prefeitos e suas assessorias técnicas para resolver pendências envolvendo prestação de contas, obras e dúvidas em relação às ações desenvolvidas pelo Fundo.