Na tarde desta segunda-feira (25), o secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Villas-Boas, reuniu-se no Hospital Estadual da Criança (HEC) com prefeitos e secretários de Saúde dos municípios baianos, incluindo Feira de Santana, para discutir a constituição dos Consórcios de Saúde. Também compareceram ao debate os deputados estaduais Zé Neto, Carlos Geilson, José de Arimateia e Jurandir Oliveira.
Segundo o secretário, aconteceram diversas reuniões para discutir o regimento dos Consórcios. Ao fim, ficou decidido que 28 municípios serão contemplados e logo de imediato cada Consórcio vai ganhar uma policlínica regionalizada com 18 especialidades, que incluem atendimentos na área de neurologia, cardiologia, exames de bioimagem, dentre outros. O Governo do Estado arcará com 40% das despesas dos Consórcios, e 60% serão rateados entre os municípios participantes.
O deputado Zé Neto destacou a importância desses Consórcios para Feira, região e todos os municípios participantes. “É bastante positivo a participação das cidades e, no caso de Feira, que abraçou a ideia. Estamos dando um passo muito importante para melhorar o atendimento de saúde de média complexidade e de exames aqui na nossa região. Com certeza teremos, por exemplo, mais equipamentos, ressonância, exames cardíacos, exames relacionados à oncologia. São várias situações que antes nós tínhamos uma demanda reprimida. Então, esses Consórcios, com certeza, lá na frente vão melhorar o nosso atendimento hospitalar e a nossa rede de saúde. Parabéns a cada secretário, a cada prefeito, deputado e representante de município que esteve aqui, e ao secretário Fábio Villas-Boas que fez nessa tarde uma grande e enriquecedora discussão”.
Os trabalhadores do Consórcio deverão ter um curso de formação e serão todos contratados na modalidade da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, todas as unidades dos Consórcios deverão cumprir um horário de funcionamento.