Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de municípios da região de Feira de Santana, participaram na tarde desta quarta-feira (17) de uma reunião, no auditório do Hospital Estadual da Criança (HEC), para apresentação detalhada da implantação e funcionamento do Consórcio Público de Saúde.
Durante o encontro, o Coordenador dos Consórcios de Saúde da Bahia, Nelson Portela, explicou e tirou dúvidas sobre a operação da parceria aos presentes. Caso seja implantada, a policlínica será construída em Feira e atenderá 28 cidades da região. Neste modelo de parceria, o Governo do Estado financia 40% do custeio do consórcio e os 60% restantes é rateado pelos municípios consorciados, proporcionalmente à população.
Participaram da reunião prefeitos e representantes de Anguera, Capela, Conceição do Jacuípe, Ichu, Irará, Mundo Novo, Nova Fátima e Santa Bárbara, que assumiram o compromisso de analisar a proposta. O deputado estadual José de Arimateia também participou da reunião.
Consórcio Público de Saúde
O modelo de Consórcio Público de Saúde é voltado para a ampliação e descentralização de serviços de saúde e reequilíbrio financeiro dos municípios. O objetivo é que as pessoas não precisem mais se deslocar para a capital a fim de fazer exames, mas que eles sejam realizados nas diversas regiões do estado. As policlínicas oferecem consultas médicas em diversas especialidades, exames de imagem, serviços de apoio diagnóstico e pequenas cirurgias.
Na Bahia, já foram formados quatro consórcios: nas regiões de Teixeira de Freitas, com 13 municípios; Jequié, formado por 16 municípios; Irecê, com 18 municípios; e Paulo Afonso, com nove municípios.