Na noite desta quarta-feira (17) a sede do Sindicato dos Comerciários em Vitória da Conquista recebeu representantes de mais de 30 sindicatos de agentes de saúde da Bahia, como das cidades de Eunápolis, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Gandú, Valença e do Recôncavo, para realizar o Encontro de Lideranças de Agentes de Saúde. O deputado estadual Zé Neto participou do evento proposto pelo advogado Nelson Quadros, ao lado do presidente da OAB-BA, Saul Quadros, Gilmar Ferraz, presidente dos comerciários de Conquista; e Laiz Miranda, advogada do Mandato da Luta.
Na oportunidade, foram discutidas questões relacionadas à legislação, ao piso salarial nacional, ao plano de cargos, carreira e remuneração, dentre outros assuntos. Zé Neto destacou a importância do debate com os agentes que são fundamentais para a melhoria da saúde no país.
“Nunca foi tão importante dialogar e aprender com os agentes de saúde como agora. E nunca foi tão importante colaborar na organização desse importante grupo que atua na atenção básica diretamente em situações que hoje estão sendo colocadas em cheque por toda a humanidade. A atenção básica, que antes não era tida no processo da educação como elemento crucial, agora com o advento mais recente das viroses e das situações principalmente no Brasil relacionadas ao mosquito da dengue, ao Aedes Aegypti, torna-se mais do que obrigatória essa reformulação de entendimento e essa ampliação de valorização dessa importante categoria que trata diretamente na base das epidemias e do preparo coletivo das comunidades para enfrentar situações como as da Zika. Nessa reunião, tivemos a presença de cerca de 30 municípios e um apontamento importante para um grande encontro onde os agentes levarão o seu posicionamento para a sociedade e para os poderes instituídos. Agradeço aos organizadores pelo convite. São mais de 24 anos de trabalho ao lado dos agentes e nesse tempo todo o que eu mais aprendi na estrada é que esses homens e mulheres são extremamente fundamentais para termos no país a construção de saúde que a nossa gente merece”, declarou Zé Neto.