Com discurso emocionado, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado, Nestor Duarte Guimarães Neto, recebeu a Comenda 2 de Julho, em Sessão Especial realizada na Assembleia Legislativa, na tarde dessa quinta-feira (17). O deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), prestigiou a Sessão que teve como proponente odeputado estadual, Nelson Leal.
Em seu discurso, o homenageado agradeceu aos familiares, aos amigos e o deputado Nelson Leal pela comenda, e destacou a alegria e o orgulho de ser condecorado com a Comenda 2 de Julho, uma das grandes honrarias da Assembleia Legislativa. “Sei o valor supremo da honraria recebida, da dignificação histórica, ela sintetiza o mais profundo sentimento do povo baiano. Sempre honrarei e dignificarei essa medalha, pois quem não vive para servir, não serve para viver”, afirmou.
Durante seu pronunciamento, Nestor Duarte também agradeceu aos companheiros de trabalho e os resultados exitosos frente à secretaria, e finalizou citando versos do Hino da Bahia, momento de grande de emoção na Sessão. “Nunca mais o despotismo, regerá nossas ações, com tiranos não combinam, brasileiros corações”, disse.
Na ocasião, Zé Neto parabenizou a iniciativa e o secretário pela honraria. “Parabéns a Assembléia Legislativa. Parabéns a Nestor pelo seu belo discurso e pela sua bela história de vida. Nós estamos orgulhosos de poder fazer essa homenagem tão justa e no momento que nós pensamos em valores éticos, morais e humanos na vida pública”, completou.
Após a Sessão Especial, foram lançados os livros “Nestor Duarte, o Paladino da Liberdade” - Coleção Gente da Bahia, do jornalista Biaggio Talento, e do romance “Gado Humano”, de Nestor Duarte.
NESTOR DUARTE GUIMARÃES NETO
Formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nestor Duarte foi deputado estadual da Assembleia Legislativa da Bahia entre 1983 a 1987 e deputado federal pela Bahia por três mandatos seguidos entre 1987 e 1999. Nas eleições estaduais de 2010, tornou-se primeiro suplente da senadora eleita Lídice da Mata. Atualmente, é titular da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado (SEAP).
A COMENDA 2 DE JULHO
A Comenda 2 de Julho, mais alta condecoração do legislativo baiano, foi instituída para homenagear as pessoas que contribuem ou tenham contribuído para o desenvolvimento político e administrativo da Bahia e do Brasil, ou seja, para pessoas que têm um papel de destaque no cenário político e contribui com a cidade e a sociedade de uma forma geral.