Na tarde desta quinta-feira (31), as ruas de Feira de Santana foram tomadas por milhares de pessoas incumbidas de um sentimento patriota: defender O Estado de Direito e a Democracia. O ato começou pelas 16h, na praça do Nordestino e, ao longo da tarde, os manifestantes, dentre eles muitos jovens, ocuparam as principais ruas de Feira, com palavras de ordem, faixas e cartazes, externando posicionamentos a favor da Democracia, do fortalecimento das políticas públicas, e contra as tentativas de Golpe ao governo da presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
Zé Neto (PT), deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, participou ativamente da manifestação e ressaltou que a luta não é apenas partidária, a luta é bem maior. “Estamos disputando o futuro que teremos, com a Democracia e o Estado de Direito garantindo as liberdades e o resultado das urnas, ou o futuro nebuloso com instituições enfraquecidas e com o retrocesso sem precedente para o nosso país. O Nordeste, a Bahia e Feira de Santana tem que dizer NÃO AO GOLPE e dar a contribuição de resistência democrática, nesse momento delicado da nossa história política e social. Quebras da ordem legal e do processo democrático não atendem ao que o povo Brasileiro precisa. Se temos erros, então vamos compor o acerto, vamos ter mais mesa de negociação, humildade e determinação política para as correções. Golpe não, retrocesso não! O Brasil que nos serve é o da Democracia, o do processo legal, o das liberdades, das políticas públicas inclusivas, o das oportunidades mais abertas, o das cotas, dos índios, das mulheres, dos jovens, dos negros, dos sertanejos, dos poetas, dos ventos para um amanhã de cabeça erguida ...Se tem crise, a ordem é enfrentar”, afirmou.
Ao longo da manifestação, diversas categorias sindicais e movimentos sociais também demonstraram apoio ao ato, dentre eles, o Levante Popular da Juventude, Consulta Popular, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento de Organização Comunitária (MOC), Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (FETRAFS), União da Juventude e Rebelião, Levante e Lute UEFS, Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem-Terra (MST), Sindicato dos Rodoviários, Coletivo de Empoderamento de Mulheres em Feira de Santana, Movimento de Luta nos Bairros e a Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas (AMES), bem como autoridades, vereadores e representantes da sociedade civil.
Veja mais fotos:Ato em defesa da Democracia