Através do ofício nº 325/GM/MS, expedido no dia 24 de maio de 2016, o Ministério da Saúde esclarece que as portarias 958 e 959/GM/MS, que estabelecem a contratação de outros profissionais para o Programa de Saúde da Família em substituição dos Agentes de Saúde, não terão aplicação imediata.
O deputado Zé Neto, que há mais de 20 anos luta em defesa da categoria, comemorou a suspensão das Portarias e afirmou que o Governo do Estado sempre esteve ao lado dos agentes. "O Estado da Bahia se posicionou contra a Portaria. Com a medida, os agentes comunitários e agentes de endemias teriam uma derrota sem precedentes com a possibilidade de serem substituídos por outros profissionais nas equipes de Saúde da Família", contou.
O parlamentar também parabenizou a categoria pela luta e comentou sobre a Mobilização Nacional nos dias 08 e 09 de Maio em Brasília. "Parabéns pela luta! Sempre contem conosco, que desde o primeiro momento estivemos próximos e que faremos sempre coro em busca de melhores dias para essa importante categoria do nosso serviço público. No mais, a luta continua e entre os dias 08 e 09 haverá uma Mobilização Nacional em Brasília, para discutir a revogação definitiva das portarias e tudo faremos para estarmos juntos mais uma vez nessa luta", concluiu.