Durante solenidade em comemoração ao 1º ano de emancipação do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), realizada na noite desta quinta-feira (22), no Senai Cimatec, em Salvador, o deputado estadual e líder do governo, Zé Neto (PT), foi agraciado pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Francisco Telles Barbosa, com o diploma de Amigo do Bombeiro. A honraria tem como objetivo reconhecer aqueles que contribuíram para a emancipação e vem contribuindo com o crescimento da instituição.
O parlamentar agradeceu pelo diploma e comentou sobre o processo que possibilitou autonomia a corporação. “É com muita alegria e satisfação que recebo essa significante honraria. Quando cheguei a liderança, insisti permanentemente por essa liberdade, não só pela independência, mas também pela autonomia financeira e por reconhecer a capacidade dos bombeiros de desenvolver essa atividade tão importante para o povo baiano. Não posso deixar de citar a coragem do então governador Jaques Wagner, a determinação do coronel Telles, e a honrosa Polícia Militar, que compreendeu a necessidade de independência dos Bombeiros e colaborou harmonicamente para que a transição ocorresse com êxito. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos no processo, e também pela lembrança do meu nome como Amigo do Bombeiro”, disse.
Fizeram parte da solenidade: o vice-almirante Cláudio Portugal Viveiros; o comandante da 6ª região militar, Soares Alves; coronel Carlos Augusto Gomes; o secretário de comunicação da Bahia, André Curvello; secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Nestor Duarte, secretário de infraestrutura, hídrica e saneamento, Cássio Ramos; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão; além de outras autoridades.
O evento, que também contou com uma exposição fotográfica produzida pela assessoria de comunicação do CBMBA, e apresentação dos cantores Gerônimo e Tierry, marca a emancipação da CBMBA, comemorada dia 25 de agosto. A data se tornou especial para os oficiais e praças da CBMBA, não só pela autonomia administrativa, orçamentária e financeira, mas também porque marca o 1º ano de muitas conquistas da corporação, dentre elas: reformas, novo fardamento, subgrupamento no interior, ampliação do efetivo, centro de treinamento, academia e uma série de mudanças que melhoraram o atendimento à população baiana, tanto no combate a incêndios, quanto no atendimento de ocorrências em rodovias e no trabalho de prevenção de acidentes.
23
Set