Pensando na produção de soro antipeçonhento – que combate venenos de escorpiões, aranhas, cascavéis e jararacas, o deputado estadual Zé Neto recebeu, agora há pouco em seu gabinete de Feira de Santana, a Professora Doutora em Biotecnologia da Universidade Estadual de Feira de Santana, Ilka Biondi.
Zé Neto atua na interlocução entre o Governo da Bahia e a Uefs, que recentemente conseguiu a liberação de R$200 mil para restruturação do laboratório de animais peçonhentos da universidade como medida emergencial. O secretário de Saúde, Fábio Vilas Boas, tem acompanhado o assunto de perto, o que mostra o interesse do Governo do Estado no tema.
Os próximos passos agora são buscar recursos e outros convênios, tanto com a Bahiafarma, como a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, a Fapesp, para que se evolua na ampliação de recursos, aumentando assim a produção.
Para Zé Neto, a causa é importante e merece atenção. “O objetivo é viabilizar imediatamente soluções que possam reduzir o índice de mortalidade e de sequelas que são ocasionadas através do veneno de animais peçonhentos”, explicou o deputado.
24
Nov